A partir desta quarta-feira as zonas da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão passar a ter novos nomes no mapeamento do Andante. O mapa de zonamento passa a ser mais “intuitivo” para os utilizadores, de acordo com o site da AMP.

Até agora, as zonas dividiam-se em N (Norte), C (Centro) e S (Sul). A nova nomenclatura vai passar a contar com 17 terminologias diferentes: ARC (Arouca), ESP (Espinho), GDM (Gondomar), MAI (Maia), MTS (Matosinhos), OAZ (Oliveira de Azeméis), PRD (Paredes),  PRT (Porto), PVZ (Póvoa de Varzim), SJM (São João da Madeira), SMF (Santa Maria da Feira), STR (Santo Tirso), TRF (Trofa), VCB (Vale de Cambra), VCD (Vila do Conde), VLG (Valongo) e VNG (Vila Nova de Gaia).

A nova nomenclatura é "mais intuitiva" e permite que os utilizadores conheçam melhor "os limites das zonas e a sua relação com cada município."

A nova nomenclatura é “mais intuitiva” e permite que os utilizadores conheçam melhor “os limites das zonas e a sua relação com cada município.” Foto: Área Metropolitana do Porto

Entrada de operadores privados na rede Andante enche lojas

O novo zonamento entra em vigor no mesmo dia em que nove operadores privados passam a estar incluídos na rede Andante. As alterações, que fazem parte do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), fizeram a aumentar a afluência às lojas Andante esta terça-feira, com filas de espera mais longas que o habitual.

Caima Transportes, Empresa de Transportes Gondomarense, Autoviação Landim, Maré de Matosinhos, MGC Transportes, Rodonorte, União de Transportes dos Carvalhos, Valpi e ViaMove passam, assim, a ficar disponíveis para detentores de títulos Andante já em maio, de acordo com a Linha Andante. Além dos nove operadores privados, a linha da CP para o Marco também passa a estar disponível para o passe único.

Com as entradas, todos os 17 municípios da AMP passam a estar abrangidos pela rede Andante. Ainda assim, continua a faltar o alargamento dos passes intermodais a alguns dos 29 operadores particulares.

No final de março, foi anunciado que a operação de implementação da rede Andante podia prolongar-se até julho. O passe único da Área Metropolitana do Porto entrou em vigor no dia 1 de abril.

Artigo editado por César Castro