É a grande novidade no que toca ao transporte público desenvolvido pela STCP e pela Federação Académica do Porto. Este ano, além do habitual percurso entre o Hospital de São João e o Queimódromo, a empresa vai alterar o seu outro serviço contínuo em autocarros de grande capacidade – até então com saída da Trindade – para a Rua do Bolhão. As partidas diárias a partir deste último ponto devem-se às obras que ainda decorrem na Trindade.

O acesso ao serviço especial vaivéns é grátis. As partidas vão ter lugar desde as 22h00 até às 7h00, exceção feita à noite inicial (a da Serenata), na qual terão início à meia-noite. O intervalo entre as saídas vai variar entre os cinco a 20 minutos, consoante a afluência. Entretanto, a STCP já fez saber que este ano vai contar com o mesmo número de viaturas que em 2018. No entanto, não especifica quantas viaturas estarão envolvidas na operação.

Ainda de acordo com a empresa, algumas linhas regulares da rede serão prolongadas até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos, aplicando-se nestas linhas o tarifário em vigor na rede da STCP.

Já as linhas 200 e 205 também vão começar a recolher passageiros mais cedo do que em horário normal. Para estas linhas, o melhor será consultar no site da empresa os horários aplicáveis.

Em 2018, só na noite de terça-feira, dia do Cortejo da Queima das Fitas, mais de 20 mil passageiros utilizaram o serviço especial de vaivéns. 

A Queima das Fitas do Porto 2019 decorre de 5 a 11 de maio no Queimódromo do Porto, no Parque da Cidade.