Estreou, esta quarta-feira, o“i3S Library Talks”, o novo podcast do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto ( i3S), que sairá semanalmente, sempre às quartas-feiras.

A ideia surgiu por proposta da TVU. que convidou a unidade de investigação a aproveitar o leque de convidados conceituados que passam pelo instituto do Porto todos os anos, partilhando as experiências e o conhecimento dos investigadores com um público mais vasto.

Não é só a ciência “pura e dura”

No podcast, de duração variável, participam tanto cientistas prestigiados como investigadores ainda no início da carreira. “São convidados de diversas instituições, de fora e do país, e que são uma mais-valia para entrevistar”, explicou Rute Verdade, da unidade de comunicação do i3S, em declarações ao JPN.

Os depoimentos não são apenas relativos à carreira e ao trabalho, mas abordam também momentos, pessoas ou aspetos de vária ordem que lhes serviram de inspiração. Para além disso, falam também da vida fora dos laboratórios e do que procuram nos alunos antes de os integrarem nas suas investigações. “É uma entrevista que vai muito além da questão científica, da pessoa em questão. Essa foi a principal motivação”, acrescentou a colaboradora do i3S.

Ouvir estes investigadores é perceber, por exemplo, que muitos acabam por seguir linhas de investigação distintas das que mais os apaixonam, por troca com aquelas que sentem poder vir a ser mais valorizadas pelo mercado. “Essa parte do impacto sócio-económico também é interessante, não é só a paixão pura e dura pela ciência, mas o interesse de contribuir ativamente para a sociedade”, afirmou Rute Verdade.

Nate Gohering no arranque

O primeiro episódio com Nate Gohering, investigador no britânico Francis Crick Institute, é mais científico e técnico, dando mais enfoque ao trabalhado do investigador. “Daqui para a frente, os episódios serão mais abrangentes. Alguns focam-se muito na vida pessoal dos investigadoras ou inspirações que os levaram a seguir determinado percurso”, adiantou ainda Rute Verdade.

Os podcats podem servir como uma boa inspiração para futuros doutorandos ou alunos que já estão a pensar se querem seguir, ou não, a área de investigação, até porque “há vários percursos e caminhos” possíveis nesta área.

Os episódios têm sido gravados desde o final de setembro, mas o lançamento tem sido adiado, para que pudessem ter um catálogo considerável para lançar todas as semanas.

Para os próximos episódios, já estão confirmados, Ivo Boneca, investigador português, um caso de alguém que se formou em Portugal e agora trabalha no estrangeiro, e o investigador dinamarquês, Kent Søe.

O i3S conta com cerca de 900 investigadores e 1300 colaboradores. As três grandes áreas de investigação são o cancro, a interação e resposta do hospedeiro, e a neurobiologia e as doenças neurológicas.

Artigo editado por Filipa Silva