Chama-se “Porto de Histórias” e pretende dinamizar a ciência e a cultura em geral. Foi criado por Ricardo Costa Pereira, doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e pretende, todos os meses, apelar à participação dos estudantes e diplomados daquela instituição para a discussão de temas como política, sociedade ou economia.

A iniciativa “nasce de uma noção de que a Ciência e, em particular a História, não estão a passar totalmente para a opinião pública”, explica Ricardo ao JPN. “A História está a ser usada ou manipulada por um certo tipo de partidos mais nacionalistas ou totalitários e, em muitos casos, os projetos científicos e culturais não têm a divulgação que deveriam ter“, acrescenta.

O “Porto de Histórias” pretende juntar estudantes de História e Ciências da Comunicação e organizar grupos temáticos. “Incluímos os membros nas categorias dos grupos. Temos um líder em cada um e, a partir daí, começa a gerar-se o conhecimento e a partilha”, afirma Ricardo Costa Pereira. A partir de final de maio vão ter inicio as primeiras reuniões de grupo para o desenvolvimento de ideias.

O objetivo é, posteriormente, partilhar essas discussões e ilações nos canais digitais como Youtube, Facebook ou Twitter. “Fixámos um conjunto de temas para divulgar de mês a mês e depois temos que convertê-los para os canais digitais”, explica.

Ricardo Costa Pereira realça que o futuro da iniciativa vai depender da participação dos alunos nas atividades já que a ideia inicial “é que seja mensal na FLUP, mas que depois, tendo em conta a dinâmica de grupo, possa passar a ser quinzenal, semanal ou até bimensal”, conclui.

Artigo editado por César Castro