A edição deste ano do Festa do Cinema promete primar pela aposta na produção cinematográfica nacional, contando com 18 filmes portugueses em cartaz.

O evento arranca na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, e termina na quarta-feira, dia 15 de maio. Nestes dias, os bilhetes têm um custo de 2,50 euros (apenas para filmes em 2D) num conjunto alargado de salas aderentes de todo o país e de filmes selecionados, cuja lista a organização recomenda que seja consultada no próprio cinema.

Ao nível da produção nacional, vão fazer parte da Festa filmes como “Gabriel”, “Snu“, “Parque Mayer”, “Até que o Porno nos Separe“, “Soldado Milhões”, “Quero-te tanto”, “Diamantino” e as estreias de “Hotel Império” e “Solum”, entre outros. A estes juntam-se, fruto de um acordo com a Academia Portuguesa do Cinema, algumas obras premiadas este ano nos Prémios Sophia como “Raiva”, de Sérgio Trefaut, “O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes, “Kids Sapiens Sapiens”, de António Aleixo, “Sleepwalk“, de Filipe Melo, “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, e “Terra Ardida”, de Francisco Romão (ETIC).

Onde ver

No Porto, Gaia e Maia, os cinemas do GaiaShopping, Cineclube da Maia, MaiaShopping, NorteShopping,  Mar Shopping, Alameda Shop & Spot Porto, UCI Arrábida, Rivoli e Teatro Carlos Alberto são alguns dos estabelecimentos onde vão ser exibidos filmes incorporados na iniciativa.

A Festa do Cinema organizou ainda três sessões especiais, todas na Grande Lisboa. A 13 de maio, às 21h30, no cinema UCI El Corte Inglès, a exibição de “Solum” será marcada pela presença do realizador e ator Diogo Morgado. No dia 14 de maio, às 21h30, o cinema NOS Oeiras Parque vai receber o elenco de “Quero-te Tanto” e no último dia, o cinema UCI El Corte Inglès vai ter uma sessão especial de “Hotel Império” com apresentação da protagonista Margarida Vila-Nova.

A edição anterior da Festa do Cinema bateu o recorde de espectadores com a ida de 246 mil pessoas às salas. A iniciativa tem como objetivo promover o envolvimento do público “com o ato cultural de assistência cinematográfica em sala“. Pela primeira vez, vai contar com duas edições no mesmo ano, sendo que a seguinte será no outono.

Artigo editado por Filipa Silva