Os transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) registaram um aumento de cerca de dez mil clientes de 1 de abril – data em que entrou em vigor o passe único – até 5 de maio, de acordo com os dados cedidos pela AMP ao JPN.

Em abril, a AMP registou 5.192 novos clientes com assinaturas intermodais. Este mês, e quando estavam decorridos apenas cinco dias, o número era de 5.071 novos utilizadores. O valor pode ainda aumentar. São, de acordo com o organismo, clientes “que antes não utilizavam o transporte público” ou não o faziam “com regularidade“.

Fonte da AMP acrescentou que, no mesmo período, 34.272 clientes passaram de assinaturas Z2 e Z3 para a assinatura Andante Metropolitano, título que, por 40 euros, permite viajar em todos os concelhos da região metropolitana.

Passando para uma análise homóloga, a AMP esclarece que em abril de 2018 o número de assinaturas carregadas ascendia às 153.517, muito abaixo das 184.747 carregadas em abril de 2019. O mesmo acontece se compararmos maio de 2018 (148.906) com o mês corrente (179.297). Em ambos os casos, o aumento ultrapassa os 20%.

No total, houve ainda assim uma diminuição no número de assinaturas se compararmos abril e maio deste ano, algo que, de acordo com a AMP, decorre da “sazonalidade da procura de transporte público”. No ano passado, a diminuição de assinaturas entre os dois meses foi da mesma ordem. “No entanto, o aumento de emissão de novos cartões permite verificar que os novos tarifários continuam a atrair novos passageiros para o transporte público”, assegura a AMP.

Em abril, as lojas registaram uma grande afluência. No total, 79.774 pessoas deslocaram-se às lojas nesse mês – era necessário que o fizessem, por exemplo, para adicionar uma terceira zona às antigas assinaturas Z2 -, caindo para as 45.714 as que o fizeram em maio. Já as máquinas de venda automática receberam a maior afluência no mês de maio (74.821), se tivermos em conta os 55.816 carregamentos realizados em abril.

Maio trouxe ainda a novidade do passe municipal que passou a ser possível “com o alargamento do zonamento Andante e a criação dos 17 perfis municipais”, explica.

O Governo e a Área Metropolitana de Porto assinaram a 29 de março o contrato para a entrada em vigor do passe único nos 17 concelhos da AMP. Nessa altura foi lançada uma campanha informativa sobre as novas assinaturas. Já a 1 de maio entrou em vigor o novo zonamento bem como a adesão ao sistema Andante de novos operadores.