O jogo é um clássico e a operação de segurança também. A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai colocar na envolvente do Estádio do Dragão, onde o FC Porto recebe este sábado o Sporting no último e decisivo jogo do campeonato, o dispositivo habitual para um jogo como este, considerado de “risco elevado”.

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira de manhã no Comando Metropolitano do Porto da PSP, o subintendente Cardoso Silva informou os jornalistas que a operação de segurança vai para o terreno a partir das 15h00. As portas do estádio abrem 1h30 depois, pelas 16h30, duas horas antes do apito inicial da partida.

A PSP está à espera de cerca de 40 mil adeptos, sendo “cerca de mil afetos ao Sporting“, estimou o subintendente. O ponto de encontro recomendado pela polícia é que estes se juntem no parque da STCP de Bonjóia, a partir de onde serão acompanhados até ao recinto do jogo. Com ou sem caixa de segurança, é decisão que será tomada no próprio dia.

Estão previstos condicionamentos de trânsito, mas de natureza pontual. Foi, contudo, neste capítulo do trânsito que a polícia deixou a mensagem mais enfática: “queríamos vincar mais uma vez  a intolerância que vamos ter com as viaturas estacionadas na VCI“, afirmou Cardoso da Silva.

“É importante que as pessoas tenham a noção que estão a estacionar viaturas numa autoestrada, com o que isso representa de perigo para elas e para os outros. A PSP vai estar especialmente atenta a esse estacionamento irregular. Vai autuar e vai rebocar“, informou.

Todos os cenários previstos

O FC Porto ainda luta pelo título de campeão nacional e a possibilidade de o alcançar na sequência do jogo com o Sporting – terá de vencer o jogo e esperar que, à mesma hora, o Benfica seja derrotado na Luz pelo Santa Clara – foi contemplada no “conjunto de cenários” previstos pelas autoridades.

Quanto a possíveis desacatos provocados por grupos de adeptos – como os casuals – a PSP admite que “fazem parte da carta de risco” traçada pela autoridades. “Felizmente, temos um modelo validado. Esta época já passaram mais de um milhão de adeptos pelo Estádio do Dragão“, notou a propósito o subintendente.

Na conferência desta manhã, a PSP aproveitou ainda para deixar aos adeptos os conselhos habituais: deslocarem-se para o estádio usando a rede de transportes públicos, com tempo e sem se fazerem acompanhar de objetos cuja entrada é proibida nos recintos desportivos, nomeadamente, os de natureza pirotécnica.