Ainda faltavam algumas horas para começar os concertos do North Music Festival, mas já se ouvia “Creep” e “Zombie” pelo recinto. Os sons icónicos dos anos 90 vinham das Jam Sessions, uma novidade desta edição do festival. Uma banda residente toca e convida os presentes a improvisarem e/ou cantarem com ela. O conceito anima o espaço Lounge, situado na zona da restauração, e serve para passar o tempo até à hora dos espetáculos.

Os Expensive Soul tiveram honras de estreia no palco principal, pouco depois das 20h00. A celebração dos 20 anos da dupla proveniente de Leça da Palmeira foi um misto dos temas mais badalados e de novos trabalhos. Às conhecidas “Que Saudade”, “Falas Disso” e “O Amor É Mágico” juntaram-se “Amar É que É preciso” e “Tou Quente” que vão integrar o próximo álbum.

Demo, com a energia do costume, puxou pelos presentes durante toda a atuação: “Hoje os vizinhos não dormem”, brincou. A reação forte de uma audiência que aumentava a cada canção deixou os artistas impressionados. O público não parou de dançar e saltar impulsionado pela voz característica de New Max, o rap de Demo e os solos de saxofone e guitarra. Assim, com naturalidade, os Expensive Soul saíram de palco sob uma calorosa ovação.

Entretanto, começaram, às 21h30, as atuações no Palco Indoor, com os MurMur. A banda, que tem a atriz Sanda Celas no papel de vocalista, captou alguma atenção dos presentes. A promoção do primeiro álbum, “Rio Invisível”, serviu de mote para o espetáculo.

De seguida, no Palco Principal, o hino da União Soviética indicava a chegada de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra. O cineasta sérvio e os músicos que o acompanham conquistaram o público com o seu estilo pitoresco. Sombreros, fardas militares e o tema principal dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa eram apenas o início de um espetáculo único.

A fusão de punk rock, folclore dos Balcãs e música cigana e latina resultou numa animação constante no palco e na audiência. A energia era tanta que, a certo ponto, Emir e a maioria dos músicos abandonaram os seus postos para tocarem no meio do público.

“Life Is A Miracle”, “Black Cat, White Cat” e “Pitbull Terrier” eram reconhecidas pelos presentes enquanto “Cerveza”, “From Chicago to Milano” e “Comandante” representavam o novo disco, editado no ano passado. O auge da atuação aconteceu no tema “Was Romeo Really a Jerk”, pois Emir Kusturica convidou uma fã a subir ao palco e receber uma serenata da banda. A boa relação entre artistas e público era óbvia.

De regresso ao Palco Indoor, Skills & The Bunny Crew entraram em cena às 23h30. O North Music Festival serviu de primeira atuação do conjunto na cidade do Porto.  O funk, rock e hip hop uniram-se às letras recheadas de consciência social para um espetáculo agradável.

Faltavam dez minutos para a meia-noite quando entraram em cena os cabeças de cartaz deste primeiro dia de festival. Os Bush deram o seu único concerto em solo europeu, este verão, no North Music Festival.

O alinhamento contou com muitos dos sucessos da banda, o que agradou e motivou os fãs da banda britânica, que eram, claramente, a maioria da audiência. “Machinehead“, “The Sound of Winter” e  “Swallowed” são alguns exemplos dos sucessos que o conjunto interpretou de forma eletrizante. Houve espaço, também, para a inclusão de novos temas, como o caso de “Bullet Holes”, que aparece no filme “John Wick 3: Parabellum”.

A canção “Little Things” agitou o público e levou Gavin Rossdale a saltar a barreira de segurança para cantar no meio dos presentes. Depois, os Bush despediram-se, mas por pouco tempo.

A banda regressou para um encore que começou com uma versão de “Come Together” dos The Beatles. Antes de prosseguir, Gavin olhou em redor e apontou a importância da música “para unir pessoas de países diferentes, com vidas diferentes”. A celebração desta premissa foi feita com “Glycerine”, cantada em uníssono pela audiência e o vocalista. Os britânicos deram uma última dose de energia com a interpretação de “Comedown“, e fecharam as atuações do Palco Principal.

A noite prosseguiu no Palco Indoor com dois espetáculos dos DJ. Rich & Mendes e DJ Kitten que animaram o North Music Festival pela madrugada dentro.

O primeiro dia do festival nortenho pautou-se por atuações que conquistaram o público e, em resposta, esse mesmo público conquistou os artistas com o seu apoio incansável.

O North Music Festival termina este sábado. Glockenwise, Capitão Fausto, Bastille e Franz Ferdinand são as atrações principais do dia.

Artigo editado por Filipa Silva