A Federação Académica do Desporto Universitário anunciou esta terça-feira as convocatórias finais do atletismo e do basquetebol feminino, encerrando assim as listas de atletas escalados para as dez modalidades em que Portugal vai estar representado nas Universíadas de Nápoles, que vão decorrer de 3 a 14 de julho, em Itália.

Assim, no atletismo, a modalidade em que Portugal mais medalhas conquistou desde que participa em Universíadas – só há dois anos foram duas, por Francisco Belo, no peso, e Diogo Ferreira, no salto com vara – Portugal vai ter 13 atletas.

Càtia Azevedo repete a participação em relação à convocatória de 2017 para Taipé. A lista completa de atletas é composta por:

• Ana Oliveira (U.Lisboa/Grupo de Atletismo de Fátima)
  • André Pereira (ISLA Gaia/SL Benfica)
  • Carlos Nascimento (U.Porto/Sporting CP)
  • Cátia Azevedo ( ESEnf Liboa/Sporting CP)
  • Diogo Pinhão (ULHT/SL Benfica)
  • Edujose Lima (ULHT/Sporting CP)
  • Evelise Veiga (IP Leiria/Sporting CP)
  • Joana Ferreira (IP Leiria/União Clube Eirense)
  • Joana Pontes (IP Leiria/Leiria Marcha Atlética)
  • Laura Taborda (U.Lisboa/Sporting CP)
  • Mariana Machado (U.Minho/SC Braga)
  • Ophélie Oliveira (Angelo State University-EUA/Juventude Vidigalense)
  • Victor Korst (ISCE/ SL Benfica)

A competição vai decorrer de 8 a 13 de julho.

Para o basquetebol feminino, uma das duas modalidades coletivas em que Portugal vai estar representado – a outra é o voleibol masculino – foram escaladas 14 atletas, mas só 12 seguirão viagem para Nápoles às ordens do selecionador Ricardo Nascimento e do treinador José Araújo. Inês Antunes será a team leader.

Ana Granja, Inês Viana, Josephine Filipe, Maianca Umabano e Joana Soeiro estiveram há dois anos na Universíada de Taipé, onde a seleção nacional fez uma grande segunda fase, tendo alcançado o 9º lugar da classificação geral entre as 16 seleções participantes.

Destaque ainda para a forte presença de atletas lusas que estudam na América do Norte, cinco no total.

• Ana Granja (U.Aveiro/Clube dos Galitos)
  • Susana Carvalheira (U.Aveiro/AD Vagos)
  • Bárbara Miranda (U.Minho/Vitória SC)
  • Carolina Costa (U.Lisboa/SIME Cruz Quebradense)
  • Inês Viana (IP Lisboa/Olivais FC)
  • Jéssica Garcia (U.Lisboa/CB Esc. Sec. Amadora)
  • Josephine Filipe (U.Lisboa/Clube União Sportiva)
  • Maianca Umabano (IU Egas Moniz/GD Esc. Sec. Santos André
  • Ana Carolina Rodrigues (IP Lisboa/CRC Quinta dos Lombos)
  • Carolina Gonçalves (University of Regina-Canadá)
  • Joana Soeiro (Marian University-EUA/Clube União Sportiva)
  • Joana Alves (Seattle University-EUA)
  • Laura Ferreira (University of South Florida-EUA)
  • Maria Kostourkova (Washington State University-EUA)

A prova vai decorrer de 3 a 11 de julho.

No início da semena, foram ainda revelados os nomes dos estudantes-atletas selecionados nas modalidades de judo e ténis.

No judo, vão estar seis atletas portugueses. Para Guilherme Salvador e Pedro Silva a experiência não será novidade. Pedro Pinheiro vai orientar os atletas lusos.

• Joana Diogo (IP Coimbra/Judo Clube de Coimbra)
  • Joana Gabriel Carvalho (U.Porto/AD Judo Force)
  • João Abreu (U.Lisboa/Fundação Salesianos)
  • João Fernando (U.Lisboa/Sporting CP)
  • Guilherme Salvador (IP Lisboa/Fundação Salesianos)
  • Pedro Silva (U.Lisboa/ULHT)

Os combates vão decorrer entre 4 e 7 de julho.

O ténis também voltará a ter atletas portugueses, depois de há dois anos o país ter chegado, pela primeira vez, a uma medalha na modalidade com Nuno Borges que foi bronze na prova de singulares masculinos.

O estudante da Mississipi State University, a cumprir o seu último ano no circuito universitário dos Estados Unidos, desta vez, não vai estar presente, mas Portugal terá quatro atletas presentes (três deles a estudar e a jogar, como Nuno, nos Estados Unidos, caso de Inês Mesquita que repete a experiência depois de ter ido a Taipé).

Os convocados são:

• Ana Filipa Santos (U.Nova/CT Paços do Lumiar)
  • Inês Mesquita (Kansas State University-EUA/Felner Tennis Academy)
  • Daniel Rodrigues (University of South Carolina-EUA/Beloura Tennis Academy)
  • Martim Prata (University of Tennessee-EUA)

As provas de ténis decorrem entre 5 e 13 de julho.

Antes destas modalidades, foram também reveladas as convocatórias da natação e ainda do voleibol, esgrima, taekwondo e ginástica.

Ao todo, Portugal vai ter 72 atletas a participar em dez modalidades.