É com 1500 quilómetros nas pernas e na ressaca da subida ao Alto da Senhora da Graça que o pelotão da Volta a Portugal vai chegar a 11 de agosto à décima e última etapa da 81ª Volta a Portugal, que ligará Vila Nova de Gaia ao Porto.

Pela frente, os corredores vão ter um contra-relógio individual de 19,5 quilómetros que vai sair da Rua da Praia, em Vila Nova de Gaia, junto ao estuário do Rio Douro, e terminar nas imediações da Câmara Municipal do Porto, no topo da Avenida dos Aliados. A prova foi apresentada, na íntegra, na manhã desta quinta-feira.

(clique sobre o mapa para expandir a imagem)

É no Cais do Cavaco que o pelotão deixa o Douro nas costas para ascender até à Avenida da República de Gaia, onde encontrará acesso à Ponte do Infante para atravessar para a margem norte do rio. Depois, os corredores voltarão a descer para junto do rio já na marginal do Porto entre o Freixo e a Ribeira. Aí, depois de passarem o túnel, vão subir, via Mouzinho da Silveira, até à Estação de São Bento. Seguem-se os últimos metros do crono até à meta instalada nos Aliados.

(clique sobre o mapa para expandir a imagem)

Nas palavras do diretor da corrida, Joaquim Gomes, aquando da apresentação da etapa no Porto, este “é um contrarrelógio com zonas planas e outras de subidas algo exigentes, com uma componente técnica que acaba por dar-lhe um toque aliciante”.

Desde 1989, há 30 anos, que a Volta a Portugal não termina nos Aliados. Curiosamente, foi Joaquim Gomes a ganhar essa edição, a primeira das duas Voltas a Portugal que o antigo ciclista tem no currículo.

Pelotão na estrada a 31 de julho

A história da 81ª Volta a Portugal começa a fazer-se a 31 de julho no habitual prólogo, que terá desta vez 6 quilómetros e que será disputado em Viseu.

Depois, e até ao dia de descanso, marcado para 6 de agosto, os ciclistas vão andar pela zona centro do país. A 4 de agosto, domingo, corre-se a etapa rainha da prova com partida da Pampilhosa da Serra e meta instalada na Torre, o que já não acontece desde 2015. A subida vai fazer-se pela vertente da Covilhã.

Depois da região centro, será a vez do Norte (este ano a Volta a Portugal não passa nem pelo Algarve, nem pelo Alentejo), com etapas por Trás-os-Montes, Minho e Douro Litoral, até à derradeira etapa que, como já se referiu, vai acabar no Porto, a 11 de agosto.

Na véspera, o pelotão terá um dia duríssimo numa etapa de 133 quilómetros, entre Fafe e Mondim de Basto com cinco contagens de montanha (três de primeira categoria) e o culminar no mítico Alto da Senhora da Graça.

Há 20 equipas inscritas para participar na prova, entre as quais duas ligadas à cidade do Porto: a W52-FC Porto, vencedora das últimas três edições, primeiro por Rui Vinhas e depois, por duas vezes, por Raúl Alarcón, e a Rádio Popular-Boavista.

31 de julho
Prólogo
Viseu
6 Km

01 de agosto
1ª Etapa
Miranda do Corvo – Leiria
174,7 Km

02 de agosto
2ª Etapa
Marinha Grande – Loures (Stº António dos Cavaleiros)
198,5 Km

03 de agosto
3ª Etapa
Santarém – Castelo Branco
194,1 Km

04 de agosto
4ª Etapa
Pampilhosa da Serra – covilhã (Torre)
145 Km

05 de agosto
5ª Etapa
Oliveira do Hospital – Guarda
158 Km

06 de agosto
Dia de descanso

07 de agosto
6ª Etapa
Torre de Moncorvo – Bragança
189,2 Km

08 de agosto
7ª Etapa
Bragança – Montalegre (Larouco)
156,2 Km

09 de agosto
8ª Etapa
Viana do Castelo – Felgueiras (Sta. Quitéria)
156,6 Km

10 de agosto
9ª Etapa
Fafe – Mondim de Basto (Srª da Graça)
133,5 Km

11 de agosto
10ª Etapa
Contra-relógio Individual
Vila Nova de Gaia – Porto
19,5 Km