À meia-noite, como de costume, o palco é da pirotecnia: mais de 1.500 disparos estão prometidos para a noite de São João do Porto, a 23 de junho, com o fogo de artifício, como sempre, instalado na Ponte Luiz I e em plataformas instaladas no Rio Douro, num espetáculo com duração prevista de quase 20 minutos.

Além do fogo, haverá música em dez palcos espalhados pela cidade e com oferta para vários gostos, segundo a autarquia.

O maior vai estar, como é hábito, instalado na Avenida dos Aliados, com João Gil, a seguir ao fogo, a assumir o papel de mestre de cerimónias. O concerto entregará ao público clássicos do cancioneiro do rock ligeiro português, de que são exemplo “125 Azul“, “Loucos de Lisboa” ou “Postal dos Correios“, entre muitos outros.

O guitarrista e compositor não vai estar sozinho. Ao palco vão subir também cinco convidados do fundador dos Trovante para dar vida aos temas: Ala dos Namorados (de que João Gil foi também fundador), Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.

A primeira parte do programa musical dos Aliados, ainda antes do fogo de artifício, vai ser este ano assegurado por Marta Pereira da Costa que vai estrear-se ao vivo no Porto com o seu quinteto. A guitarra portuguesa tem assim presença garantida na noite de São João, mas nem só de fado se fará a atuação.

Do jazz às mornas cabo-verdianas, passando pelo chorinho brasileiro, Marta Pereira da Costa aquecerá o público com a ajuda de dois convidados: o coro Gospel Collective e o rapper portuense Bezegol.

Jorge Palma no sábado

Ainda no capítulo da música, os Aliados “aquecem” para a véspera de São João logo na noite de sábado, altura em que Jorge Palma subirá ao palco para um concerto único, especialmente concebido para a noite. Também o intérprete de “Frágil” e “Bairro do Amor” promete trazer convidados, mas sem revelar ainda nomes. O espetáculo está marcado para as 22h00.

Para a tarde de sábado, 22, estão também marcadas as tradicionais Rusgas de São João. O desfile na Avenida dos Aliados começa às 18h00, com a freguesia de Campanhã a defender o título conquistado nas últimas duas edições.

De acordo com a informação da Câmara Municipal do Porto, vão a concurso “sete formações em representação de cada uma das freguesias da cidade, com mais de 1.200 figurantes no total.”

No dia 24 de junho, feriado municipal no Porto e em Vila Nova de Gaia, há música clássica para ouvir nos Aliados a partir das 16h00 com o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa – a direção musical é do maestro Francisco Ferreira, com o trompetista Rubén Simeó na pele de solista.

À mesma hora, larga a tradicional Regata de Barcos Rabelos, no Rio Douro, organizada pela Confraria do Vinho do Porto. Será a 36ª edição da competição, cujo percurso se estende do Cabedelo até à Ponte Luiz I.

O programa completo das festividades vai ser anunciado “em breve” pela autarquia.