É em Portugal, mais concretamente em Matosinhos, que fica um dos maiores murais artísticos do mundo. Da autoria do português Alexandre Farto aka Vhils e da dupla espanhola PichiAvo, a obra tem cerca de três mil quadrados e está instalada na fachada exterior do armazém automático do Super Bock Group, em Leça do Balio. O projeto, que juntou 19 artistas, alguns da zona do Porto, esteve sob coordenação do Vhils Studio e da plataforma cultural Underdogs.

A fachada, pedida pela cervejeira portuguesa, demorou 17 dias a ser concretizada, por vezes em condições de chuva ou ventos fortes. Ao todo, foram necessários quatro mil litros de tinta para a concretização do mural. “Já lá vão uns bons anos de desafios a trabalhar no espaço público, mas este envolveu formação em escalada e dois turnos de trabalho por dia, num total de 20 horas“, explicou Alexandre Farto.

Vihls, Super Bock Group, PichiAvoA junção entre os artistas e o Super Bock Group começou com uma troca de correspondência eletrónica, várias conversas e uma série de es­boços, em mais uma iniciativa da cervejeira associada à arte.

Já a representação figurativa, que combina o património cervejeiro com mitologia grega, teve em conta o espetro cromático da empresa bem como a sua história e as características da cerveja. “Sinto-me esmagado com o que vemos aqui, não só pela dimensão, uma vez que este é o maior painel de street art da Europa e creio que o segundo maior do mundo, mas também pela qualidade e pela dimensão artística da obra”, afirmou Rui Lopes Ferreira, diretor executivo do Super Bock Group.

Vihls, Super Bock Group, PichiAvoNos jardins da empresa surgiu também o Super Bock Art Park, com peças inéditas de cinco artistas portugueses: Add Fuel, André da Loba, André Saraiva, Robert Panda e Wasted Rita. Este sábado, dia 22 de junho, o público vai poder visitar estas obras entre as 9h30 e as 12h00 e entre as 14h30 e as 17h00.