Durante o São João, há arraiais espalhados um pouco por toda a cidade com comes e bebes, música e bailaricos programados para entrarem pela noite dentro. E porque o difícil vai ser mesmo escolher, o JPN reuniu nove sugestões (para todos os gostos) para a noite mais longa do ano.

1) Fontaínhas

Passar pelas Fontaínhas nesta altura do ano é iniciativa de caráter obrigatório. Para lá chegar, pode ter que subir ou descer algumas ruas, mas arrisca-se a ter dos melhores lugares para ver, à meia-noite, os cerca de 20 minutos de fogo de artifício. Aqui, há farturas recheadas, carrosséis, restaurantes para todos os gostos e feitios (onde nem o rei da pinga falta) e ainda música dos Sol Brilhante e dos Musikantrio. Passeio das Fontainhas, Porto.

2) São João Vegetariano

O São João Vegetariano, evento organizado pelo PAN entre 2010 e 2017, visa promover a alimentação vegetariana e, ao mesmo tempo, ser uma alternativa na noite de São João para todos aqueles que optam por uma dieta livre de sofrimento animal. Desde 2018, com o objetivo de alargar a organização aos movimentos civis, o São João Vegetariano ficou a cargo do Porto pelos Animais. Rua do Infante Dom Henrique, 4050-296, Porto.

3) São João nos Guindais

Na Escada dos Guindais são esperadas milhares de pessoas para a noite mais longa do ano. A festa é de entrada livre naquela que é uma das zonas mais típicas da cidade e está assegurada pelo Guindalense Futebol Clube. Já quando o cheiro da sardinha pairar no ar, é a vez do célebre cantor de arraiais Paulo Costa e o músico brasileiro Marcus entrarem em ação com os seus hits de sucesso. Escadas dos Guindais nº 43 4000-277, Porto.

4) São João da Ramadinha

O mítico São João da Ramadinha, organizado pela comunidade Forró Porto e pela Tendinha dos Poveirosestá de volta para a sua sexta edição. Logo com início ao fim da tarde e a acompanhar o brasume do carvão, as sardinhas e bifanas, vários DJ de música popular e brasileira vão animar o arraial que vai estender-se, como habitual, até ao nascer do sol. Largo da Ramadinha, 67, 4000, Porto. 

5) Arraial de São João do Campo Lindo

Organizado pela Junta de Freguesia de Paranhos, este arraial é de entrada gratuita. Acontece no dia 23 de junho, das 16h00 às 04h00, e terá a animação a cargo da Banda Ponto Fixo. As sardinhas, as fêveras, o pão e o bom vinho estão garantidos. Largo do Campo Lindo, Porto.

6) Mercado Bom Sucesso

Como já é habitual, o Mercado Bom Sucesso não vai deixar de festejar o São João. A partir das 22h00, os Cassette vestem de gala popular para animar tudo e todos, num serão que se espera de grande folia. A entrada é livre. Praça do Bom Sucesso 132, 4150-145, Porto.

7) Arraial São João nas Artes

A partir das 15h00 de domingo, dia 23 de junho, a Casa das Artes do Porto é sinónimo de animação, música e festa. Além dos concertos que se iniciam durante a tarde e prolongam-se até à noite, estão previstas dezenas de atividades para os mais novos e mais graúdos. A entrada é livre. Rua Ruben A 210, Porto, 4150-639, Porto.

8) União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Com entrada gratuita, no dia 23 de junho, a partir das 22h00, todos os caminhos podem ir dar à Rua Gomes Eanes de Azurara. A Associação dos Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde preparam uma festa destinada a sócios e colaboradores, mas também a todos os curiosos que por lá queiram passar. Rua Gomes Eanes de Azurara, 129, 4150-363, Porto.

9) São João no Terreiro

Em Vila do Conde a noite também vai ser longa. Este ano, três bares emblemáticos da Praça da República convidam a passar a noitada de São João no Terreiro. Sardinhada, iguarias e os DJ Riko Star e Jose Fernandes a atuar garantem a animação para o serão. Praça da República, 4480-715 Vila do Conde.