O Governo vai voltar a premiar, pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do Ensino Superior com viagens ilimitadas durante 7 dias consecutivos nos serviços intercidades, regional, inter-regional e urbanos da CP. Ao Comboio do Conhecimento podem candidatar-se os estudantes do primeiro ano que, no ano letivo 2018/2019, estiveram inscritos e matriculados em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado e que tenham tido aproveitamento escolar em, pelo menos, 36 ECTS.

Os universitários podem requerer os vouchers a partir de sexta-feira, dia 28 de junho, e até 30 de novembro de 2019 através do portal do programa. Além do passe de sete dias, os alunos podem usufruir de descontos nas Pousadas de Juventude geridas pela Movijovem (50 euros por seis noites de alojamento em quarto múltiplo, com pequeno-almoço incluído) e da oferta do Cartão Jovem, mediante pedido online.

À iniciativa está também associada uma aplicação mobileGlobestamp – na qual vão estar disponíveis pontos de interesse, permitindo ainda planear experiências, registar memórias e impulsionar o espírito de competição saudável.

Em 2018, mais de 15 mil estudantes aderiram à iniciativa, de acordo com números avançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Ao todo, foram explorados 29 mil percursos na rede da CP.

Comboio do Conhecimento insere-se no programa “Estudar mais é preciso” e é uma iniciativa promovida pelo Governo de Portugal, contando com a parceria da CP – Comboios de Portugal, da Direção-Geral do Ensino Superior, das Instituições de Ensino Superior, do Movimento Associativo Estudantil, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da Movijovem, do Turismo de Portugal e da Globestamp.