Com capacidade para oito mil pessoas, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota prepara-se para ser inaugurado no início de outubro, mas já é possível ter uma ideia sobre o aspeto interior do edifício, por conta de um vídeo promocional divulgado esta quarta-feira pelo consórcio promotor do projeto. O novo Rosa Mota vai acolher eventos desportivos, culturais e empresariais de grandes dimensões.

A reabilitação do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, que arrancou em finais de 2017, obrigou a um exigente plano de intervenção e à implementação de metodologias de engenharia inovadoras, nomeadamente para a criação do Centro de Congressos, localizado no piso -1. Esta zona vai integrar um auditório em anfiteatro para 500 pessoas, uma zona de exposição e quatro salas planas, cada um com 100 lugares. Os eventos empresariais podem ainda decorrer na arena, aumentando a sua capacidade para 5.500 lugares sentados.

Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota Foto: Super Bock Arena

Se no piso 0 as bancadas movem-se para personalizar eventos, no piso 2 vão ficar localizados 23 camarotes, com 16 lugares cada. Já as tribunas vão situar-se nos pisos 1 e 3. Adicionalmente, o espaço vai oferecer 450 lugares de estacionamento no parque subterrâneo.

O novo projeto, que vai respeitar a identidade da arquitetura exterior, conta ainda com um restaurante, com vista para o lago e para os Jardins do Palácio de Cristal, um food court de apoio e vários espaços lounge.

Idealizado pelo consórcio Porto Cem Por Cento Porto – constituído pela Lucios e pela PEV Entertainment – que financiou as obras de requalificação através de um investimento de oito milhões de euros, o projeto teve em conta algumas preocupações ambientais bem como os requisitos referentes à acústica. A autarquia do Porto vai auferir um pagamento mensal de 20 mil euros por um período de 20 anos de concessão.

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota tem já alguns espetáculos agendados, como os concertos de Alexandre Pires ou Marília Mendonça, ou eventos como o WordCamp 2020, focado no mundo WordPress, que terá lugar na nova arena do Porto entre 4 e 6 de junho do próximo ano.

Construído no início dos anos 50 do século XX, após demolição do edifício original, o então Pavilhão dos Desporto acolheu, em 1952, o Mundial de Hóquei em Patins, acolhendo depois várias atividades recreativas e culturais. Já em 1991, passaria a adotar o nome de Rosa Mota em homenagem à atleta olímpica portuense.