Ser o “principal destino do mundo para vídeos móveis breves” foi o propósito com que nasceu a TikTok. Trata-se de uma rede social recente, e em franco crescimento, que soma já 500 milhões de utilizadores.

Fundada em 2016 na China, pela ByteDance, com o nome de Douyin, tinha como objetivo inicial a partilha de vídeos curtos em direto. Em 2017, foi lançada uma versão, com software idêntico, para o resto do mundo, com outro nome: TikTok, sendo que funciona como uma rede social separada, devido a políticas de restrição chinesas.

Atualmente, serve como rede de partilha de vídeos tal como o extinto Vine, porém, não os limita apenas a 6 segundos. Tal como no Instagram, é possível seguir outras contas enquanto se angariam seguidores, mas é maior o destaque dado ao número de likes, simbolizados também por um coração.

A TikTok permite a partilha de clipes até 60 segundos, gravados em direto, carregados da galeria do telemóvel, ou gerados automaticamente pela aplicação a partir do upload de fotografias. Após o carregamento, é possível acrescentar filtros, texto, emojis ou desenhos do utilizador, de modo idêntico ao das stories do Instagram.

Os utilizadores, na maioria jovens, utilizam-na frequentemente para cumprir desafios. A título de exemplo, a propósito do lançamento do novo filme da Marvel, “Spider-Man: Far from Home”, surgiu o desafio #sensodearanha, no qual os fãs de Peter Parker são chamados a imitar o personagem. É também comum encontrarem-se vídeos de utilizadores a fazerem playback de músicas ou cenas de séries conhecidas.

De acordo com o site Smart Insights, a TikTok é a nona rede social mais utilizada no mundo, com 500 milhões de utilizadores ativos, número que representa metade dos que usam o Instagram, que conta com mil milhões de subscritores, dados relativos a outubro de 2018.

Quem lidera a lista de redes sociais mais utilizadas é o Facebook com 2.234 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, seguindo-se o YouTube com 1.900 milhões e o WhatsApp com 1.500 milhões.

A popularidade da TikTok está a crescer nos Estados Unidos, sendo que várias personalidades já aderiram à rede social, como Jimmy Fallon, Cardi B e os Jonas Brothers. Meios de comunicação como o “Washinghton Post” e a NBC News, também já têm conta.

Em Portugal, já existem utilizadores com milhares de seguidores.

O JPN tentou saber junto da TikTok mais informações estatísticas sobre os utilizadores da rede, ao nível nacional e internacional, mas não obteve resposta até ao fecho do artigo.

Artigo editado por Filipa Silva