A partir desta terça-feira, 9 de julho, há novas regras de circulação na zona de Francos/Carvalhido, na cidade do Porto, zona que a autarquia local classifica como “das mais críticas da cidade” em matéria de trânsito.

As principais são, segundo a Câmara Municipal do Porto (CMP):

  • estabelecimento de dois sentidos na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Teodoro de Sousa Maldonado;
  • estabelecimento de sentido único Poente/Nascente na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua Artur Oliveira Valença e a Rua de Francos;
  • estabelecimento de sentido único Nascente/Poente na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Domingos Machado;
  • estabelecimento de dois sentidos na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua do Lugarinho e a Rua de Domingos Machado.

A par das alterações na organização do tráfego automóvel, a autarquia anuncia a abertura de um novo arruamento, que consiste no prolongamento da Rua de Fernando Cabral até à Rua de Pedro Hispano, junto ao entroncamento desta com a Rua da Constituição.

“O novo troço terá sentido único para saída de ‘Pedro Hispano’ em direção a Norte, mantendo a restante extensão da Rua de Fernando Cabral duplo sentido até à Rua de Franco”, explica a autarquia para quem “a nova via vem aumentar a capacidade de escoar o trânsito da zona do Carvalhido através de Francos e para as saídas da cidade, nomeadamente a Estrada da Circunvalação.”

A Câmara do Porto ilustra assim as alterações introduzidas no trânsito do Carvalhido/Francos.

A Câmara do Porto ilustra assim as alterações introduzidas no trânsito do Carvalhido/Francos. Mapa: CM Porto

Das obras resulta também um aumento da ciclovia existente na Avenida da Cidade de Xangai. A nova Rua de Fernando Cabral, um troço da Rua do Lugarinho e a Rua de Teodoro Sousa Maldonado terão uma via especial para bicicletas ligando quase por completo a Rua da Constituição à Avenida da Cidade de Xangai. A autarquia informa que esta ciclovia “futuramente, terá expansão à Boavista”.

O estacionamento também será reorganizado. A Câmara do Porto espera, com as medidas, além de melhorar o escoamento do trânsito, diminuir a sinistralidade “num ponto preocupante da rede viária, onde a circulação automóvel e de peões é de grande intensidade”.