Depois da prata no salto em comprimento, a prata no triplo salto. Evelise Veiga voltou a estar ao mais alto nível, esta sexta-feira, em Nápoles, ao conquistar o segundo lugar na final do triplo salto.

A portuguesa liderou quase todo o concurso, mas viu-se ultrapassada na última ronda pela ucraniana Olha Korsun que acabou por vencer a prova com um salto de 13.90 metros. Evelise tinha saltado 13.81 e ainda tentou melhorar no último salto, mas não conseguiu chegar ao ouro.

A ultrapassagem custou algumas lágrimas no final à atleta do Sporting e estudante do Politécnico de Leiria. “É um misto de sentimentos, porque é difícil estar em primeiro e depois, no fim, ficar em segundo. Tentei bater a marca dela, mas não foi possível e ficou um sabor agridoce”, comentou no final à comunicação da Federação Académcia do Desporto Universitário.

O facto não retira, contudo, o brilho a uma prestação que faz Evelise Veiga entrar no grupo restrito de atletas portugueses que somaram duas medalhas na mesma Universíada (só Sara Moreira e Fernando Pimenta o tinham conseguido, ambos com duas medalhas de ouro): “sinto-me feliz. Sou a segunda a nível mundial, em duas disciplinas, e estou muito feliz com o resultado”, concluiu.

Missão lusa arrecada quatro medalhas

Em Nápoles, a competição para os cerca de oito mil atletas que passaram por Itália encerrou no sábado. Nesse dia, a equipa portuguesa de voleibol masculino perdeu, diante de Taipé, a possibilidade de chegar ao sétimo lugar. A seleção comandada por João José terminou o torneio na oitava posição, igualando a melhor prestação do voleibol, conseguida há dois anos.

Portugal fechou, assim, a sua participação nas Universíadas de 2019 com quatro medalhas: duas de prata, por Evelise Veiga, no comprimento e no triplo salto, e duas de bronze. A primeira pela seleção de basquetebol feminino, que foi histórica para a modalidade. A segunda para Júlio Ferreira, que subiu ao pódio dos -74Kg no taekwondo.

No total, Portugal teve 72 atletas em prova nas Universíadas de Nápoles, em dez modalidades.