Cerca de 40 pessoas, de várias idades, reuniram-se na última sexta-feira à noite em frente à Câmara Municipal do Porto na Vigília pelo Clima, que marcou, nas duas principais cidades do país, o arranque da Semana Global pelo Clima em Portugal.

Unidos por um propósito comum, os manifestantes entoaram cânticos contra a inação do Governo face às alterações climáticas. O evento, programado para se estender noite dentro, incluiu workshops e uma intervenção do Climáximo, um grupo de ativistas ambientais envolvido na causa do combate às alterações climáticas.

A Vigília pelo Clima foi organizada no âmbito da Semana pelo Clima que contempla outros eventos no Porto.

Esta terça-feira, a partir das 15h00 há uma oficina de cartazes na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, onde a partir das 18h30 se realiza uma Assembleia Aberta.

Amanhã, quarta-feira, é exibido o filme “Meat the Truth” na Fnac de Santa Catarina. Haverá discussão depois da sessão.

Na quinta-feira, as atividades concentram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com mais uma oficina de cartazes (14h30) e uma Assembleia Pré-Greve (18h30).

Para sexta-feira, dia 27, está marcada uma Greve Climática Global, que levará manifestantes às ruas em várias cidades do Mundo. No Porto, a concentração está marcada para as 17h00, na Praça da República de onde sairão os manifestantes em direção à Avenida dos Aliados.

A primeira Greve Climática Estudantil decorreu em março e levou milhares de jovens às ruas. A segunda, aconteceu em maio, tendo registado uma menor adesão.

Artigo editado por Filipa Silva