“Se num passado recente (…) a maior parte da população tinha uma enorme escassez de informação científica sobre o que comer, hoje, a informação é excessiva“. A pensar nisso, a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) decidiu lançar o site “Pensar Nutrição“.

Um plataforma online onde docentes, investigadores e ex-alunos da instituição prometem contribuir para uma “reflexão crítica sobre os grandes temas da nutrição”, combatendo desse modo a desinformação. É o primeiro do género no país.

“A desinformação nutricional é hoje um grande problema de saúde pública a nível mundial levando a escolhas alimentares erradas por parte de milhões de pessoas”, defendem no texto de apresentação do projeto.

Assim, além de artigos de opinião – o mais recente dos quais, escrito a propósito da polémica retirada da carne de vaca das ementas das cantinas da Universidade de Coimbra – haverá também espaço para verificação de factos.

A ideia é selecionar notícias de atualidade veiculadas na comunicação social e avaliá-las de acordo com um sistema de classificação – “verdadeiro“, “impreciso” ou “falso” – depois de enquadrados e analisados os factos difundidos, “tendo por base a evidência científica”.

Vegetarianos podem ter menos doenças cardíacas, mas maior risco de AVC“? O fact-checking do Pensar Nutrição diz que é “impreciso” afirmá-lo e explica porquê.

Disponível desde 13 de setembro, o site conta com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde.