A música não tinha ainda começado, quando o nome “Luís” se ouviu da boca de uma criança na sala 2 do Hard Club. Chamava por Luís Nunes, agora conhecido como Benjamim, que atuaria dali a nada ao lado do inglês Barnaby Keen, os dois juntos pela primeira vez, no Porto.

Foi também neste concerto, na última sexta-feira, que os artistas interpretaram pela última vez o álbum criado por ambos, “1986“. “Esta é a última vez que estamos a tocar este disco ao vivo e é uma honra terminá-lo para vocês, aqui no Porto”, partilhou Benjamim com o público que deixava bem composta a sala.

Benjamim ao vivo no Hard Club.

Benjamim ao vivo no Hard Club. Foto: Joana Novo

“1986″ é um disco “especial”, como explicou o lisboeta ao JPN numa entrevista antes do concerto. O álbum lançado em maio de 2017 é bilingue, com os dois artistas, que se conheceram em Londres, em 2012, a interpretarem canções um do outro, cada um no idioma do outro, adotando Keen o tom açucarado do português do Brasil, onde viveu alguns meses.

De volta ao Hard Club, foi entre a pop dos anos 80, o samba e a bossa nova, que os dois artistas interpretaram o conjunto das oito músicas do álbum. Com melodias tanto dinâmicas como calmas, este foi um concerto onde até as crianças se envolveram no espetáculo.

Benjamim trouxe a banda pela primeira vez ao Porto.

Benjamim trouxe a banda pela primeira vez ao Porto. Foto: Joana Novo

As canções “Madrugada” e “Terra Firme” foram as que mais cativaram o público. Foi nesta última que Barnaby Keen se arriscou a tocar saxofone em palco, algo que, como o próprio assumiu, não costuma fazer ao vivo. Já “Disparar” despertou os corações mais românticos da plateia.

Mas Benjamim e Barnaby Keen ofereceram mais do que as oito músicas de “1986”.

O português explicou em palco que a razão pela qual se despedem do disco, “é porque um novo está para vir“. Um disco de Benjamim, bem entendido, que no Hard Club cantou e tocou pela primeira vez ao vivo, com aviso prévio de poder “correr mal”, a música “Em Vias de Extinção“. A melodia, calma e romântica, deu aos presentes um sneak peak do que será o próximo trabalho do músico.

Barnaby Keen e Benjamim apresentaram "1986" no Porto.

Barnaby Keen e Benjamim apresentaram “1986” no Porto. Foto: Joana Novo

Também Barnaby tocou a solo uma música da sua autoria: “Running Against the Tide”. Logo de seguida, os dois artistas uniram-se novamente para presentear a plateia com um dueto da música “Menina”.

O concerto, que sendo uma estreia mais pareceu uma reunião familiar, terminou com o tema “Você me Pegou”. Que venham mais, no futuro.

Artigo editado por Filipa Silva