Depois do empate na Madeira (1-1), frente ao Marítimo, o Futebol Clube do Porto regressou a casa e às vitórias no campeonato, este domingo, diante do Desportivo das Aves. Os dragões venceram pela margem mínima, em jogo referente à décima jornada da Liga NOS.

Sérgio Conceição fez apenas uma alteração relativamente ao onze da jornada anterior. O comandante dos dragões colocou Bruno Costa na dupla de médios interiores, em detrimento de Matheus Uribe. Já na formação Avense, o treinador Leandro Pires fez alterações significativas no onze titular. É de destacar a estreia absoluta de Aflalo na baliza, que ocupou o lugar de Beurnardeau, antes guarda-redes indiscutível.

Dragão pouco inspirado

O jogo começou com bastante tranquilidade, com os “azuis e brancos” a apresentarem uma ligeira superioridade. Ao minuto 9 da partida, o estádio animou-se mas nas bancadas de onde saíram cânticos e aplausos em homenagem a Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto, que assistia à partida no Estádio. O “bibota” portista foi diagnosticado com uma doença oncológica e enfrenta neste momento um processo de recuperação.

Ainda que sem uma exibição de encher o olho, a festa no Dragão não tardou: o primeiro golo surgiu logo ao minuto 13 pelos pés de Iván Marcano. Bom cruzamento de Otávio, com o central a aparecer na área e a rematar de primeira. A bola ainda bateu no poste antes de entrar.

Aos 24′, o árbitro, Hélder Malheiro, assinalou uma grande penalidade a favor do FC Porto na sequência de uma suposta falta de Afonso Figueiredo sobre Bruno Costa. No entanto, o VAR reverteu a decisão e o jogo procedeu.

Numa tentativa de resposta da formação Avense, a primeira oportunidade surgiu à meia-hora de jogo, de livre direto. Welinton Júnior rematou e a bola saiu a rasar a trave da baliza de Marchesín.

Ainda antes do intervalo, o FC Porto voltou a pedir penálti por uma bola no braço de Mehermic. O árbitro considera a situação legal.

O FC Porto regressa às cabines com uma vantagem pela margem mínima.

Pouca criatividade traz dificuldades ao FC Porto

A falta de inspiração da equipa liderada por Sérgio Conceição arrastou-se para a segunda parte. O FC Porto mantinha a passividade e o jogo continuava adormecido.

O Aves precisava de levar pontos do Dragão, no entanto, apenas conseguia criar perigo em lances de bola parada. Aos 53’ Marchesin afasta a bola com um soco ao livre batido por Mohammadi.

Sérgio Conceição não estava satisfeito com a prestação da equipa e por isso fez duas substituições aos 56’. Alex Telles entrou para tomar o lugar de Mbemba e dar mais propensão ofensiva à equipa. Na frente de ataque, entra Zé Luís para aumentar a presença na área. A “formação azul e branca” passa a jogar em 4x4x2.

O FC Porto parecia começar a acordar e a dar algum rumo ao jogo. Aos 65’, Pepe cabeceou a bola contra a trave, na sequência de um canto cobrado por Alex Telles.

Sem perder tempo, aos 70’ Soares cabeceia forte por cima da baliza. Mais uma oportunidade para o FC Porto!

Os dragões veem-se obrigados a aumentar a pressão para evitar algum mal maior. Aos 77’, mais uma vez por Soares, a bola passa rente ao poste esquerdo.

O Aves tentou a sua sorte com um lance que se dirigia com perigo para a baliza do FC Porto. Pepe cortou. Aos 86’, Leandro Pires esgotou as três substituições possíveis, numa tentativa desesperada de conseguir o golo. A equipa da Vila das Aves mostrou-se bastante pressionante nos últimos minutos do jogo, mas sem resultados.

O jogo terminou com a vitória do FC Porto (1-0), que assegura o segundo lugar isolado no campeonato, a dois pontos do líder, o SL Benfica, que venceu o Rio Ave (2-0). Os azuis e brancos voltam a jogar para a Liga no próximo domingo, no Estádio do Bessa, onde vão defrontar o Boavista.

“Nós somos exigentes”

Na análise ao jogo, Sérgio Conceição admitiu que esta não foi, de todo, uma das melhores exibições da sua equipa: “Não foi uma exibição brilhante”. No entanto, o técnico referiu o desgaste físico dos jogadores que é necessário ter em conta: o FC Porto completou o terceiro jogo numa semana.

Questionado sobre as vitórias tangenciais que a equipa tem registado, o comandante dos dragões sublinhou ter um plantel exigente, que trabalha diariamente para atingir melhores resultados: “Nós somos exigentes, queremos sempre mais e melhor”, afirmou.

Sérgio Conceição deixou ainda algumas críticas à arbitragem, afirmando que ficaram dois penáltis por assinalar.

Ivan Marcano foi eleito o melhor jogador MVP Liga Portugal. O central espanhol admite a fraca exibição da sua equipa, mas realça que o importante foi a vitória, “as coisas não saíram como queríamos, mas o mais importante foi a vitória.”

“Jogo de enorme caráter”

Apesar do desfecho do jogo, Leandro Pires, técnico do Desportivo das Aves, considerou que os seus jogadores fizeram um bom trabalho, deixando o resultado incerto durante todo o jogo e criando bastantes dificuldades ao adversário. Realça ainda que os principais problemas da sua equipa foram as dificuldades de finalização e a falta de criatividade.

Leandro Pires era treinador da equipa Sub23 e assumiu o comando da equipa principal do Aves por tempo incerto. O técnico afirma não estar preocupado com o seu lugar no clube e promete fazer o seu trabalho. “Já disse e volto a dizer, a minha posição não é importante, é importante que o Desportivo das Aves saia de onde está. A SAD sabe a minha forma de estar, sabe o que quero para o futebol e faço o meu trabalho. Depois logo se analisará”, rematou.

Artigo editado por Filipa Silva