É repórter da Sport TV e foi um dos criadores do Quarto Árbitro enquanto que tirava a licenciatura em Ciências da Comunicação. Ivo Costa é o terceiro convidado da presente temporada do programa.

É um jornalista especializado na área do desporto e o caminho não se fez por mero acaso. “Na adolescência, rapidamente percebi que queria ser jornalista”, conta Ivo Costa nesta edição do Quarto Árbitro.

O agora repórter da Sport TV foi, aliás, um dos fundadores do programa enquanto estudante do curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Quando olha para trás, recorda alguns dos conteúdos que produziu com “muito carinho”.

O JPN, a Rádio Renascença, o Rádio Clube Português, a Farol de Ideias, a Agência Lusa foram alguns dos meios por onde passou. “Todos foram importantes, porque significaram alguma coisa no meu processo de crescimento”, diz.

Num tom mais crítico, o convidado deste episódio falou acerca dos problemas e dos desafios da comunicação entre a imprensa e os clubes. Tendo em conta a sua experiência nesta área, o jornalista é da opinião que em Portugal “não existe uma verdadeira política de comunicação dos clubes”, apesar do forte investimento em departamentos e em especialistas na área.

O silêncio é a maior arma comunicativa que os clubes usam. Isto não faz sentido”, comenta acerca da “antítese da comunicação” que associa às estratégias comunicacionais dos emblemas nacionais.

A conversa não podia deixar escapar a passagem de Ivo Costa por um dos mais emblemáticos programas desportivos da televisão portuguesa: a “Liga dos Últimos“. “Há quem veja o programa como um produto quase humurístico. Para mim, o maior legado daquele programa é o retrato sociológico que ele encerra“, conclui.

Ainda nesta edição do Quarto Árbitro, o João Brandão e o Miguel Silva trazem-nos o “Olheiro”, incidindo sobre o médio Gustavo Assunção, jovem jogador do emergente Famalicão FC.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio