Num Estádio do Dragão muito despido, FC Porto e Setúbal lutaram, este domingo, pela passagem aos oitavos final da prova rainha do futebol português. A formação azul e branca saiu por cima, com uma goleada clara por 4-0, com os golos de Mbemba, Fábio Silva, Marega e Jubal Júnior que marcou na própria baliza.

No último jogo a contar para a Taça de Portugal, os dragões golearam o Coimbrões por 5-0. Sérgio Conceição faz apenas uma pequena alteração no onze, com a entrada de Diogo Leite para o lugar de Iván Marcano. Já do lado visitante, o estreante Júlio Velasquez fez saltar Jubal, Leandrinho e Zequinha para o onze titular.

Na Taça de Portugal, dragões e sadinos já se encontraram por 16 vezes, com os azuis e brancos a vencerem metade dos jogos, contra apenas cinco vitórias do setubalenses.

Primeira parte claramente azul e branca

O jogo começou com alguma intensidade e com o FC Porto a dominar a posse de bola. A equipa da casa soube criar momentos de perigo, abalando a estrutura dos visitantes que se mantinham passivos. O primeiro momento de perigo surgiu pelos pés de Otávio aos 12 minutos.

Aos 16 minutos, Corona enviou uma bola ao poste e fez o estádio estremecer. Loum assistiu por baixo das pernas do defesa sadino e o mexicano disparou forte e cruzado na área.

Os dragões não tinham tempo a perder e o jogo parecia ter apenas um sentido. Em cima do minuto 28, Marega conseguiu uma excelente recuperação de bola e serviu Danilo, que disparou para as mãos do guardião dos sadinos.

A primeira oportunidade do Setúbal surgiu aos 31 minutos. No entanto, Diogo Costa agarrou com segurança e serviu Corona que se adiantou rápido na frente. No contra-ataque portista, André Sousa tentou travar o mexicano e acabou expulso. À meia-hora de jogo, o Vitória de Setúbal ficava em inferioridade numérica.

Na sequência da falta, surge o primeiro golo. Livre fortíssimo de Allex Telles, Makaridze defendeu em dificuldade e na recarga Mbemba acertou no fundo da baliza. Estava aberto o marcador.

Imediatamente antes do final da primeira parte, aos 42 minutos, a jovem revelação do FC Porto, fez o 2-0. Uma ótima combinação entre Corona e Otávio na área, que entregam o golo Fábio Silva.

Atitude pressionante leva os Dragões a bom Porto

A segunda parte seguiu o rumo da primeira. O FC Porto entrou motivado e criou, logo de início, um lance que testou as capacidades do guarda-redes sadino. Remate forte de Otávio, para defesa de Makaridze. A bola sobrou, ainda, para Corona, que tocou para Danilo e o remate saiu para as mãos do guarda-redes do Vitória de Setúbal.

O minuto 56 ficou marcado pelo auto-golo de Jubal. Ao tentar o cortar a bola na zona da pequena área, o defesa traiu Makaridze e aumentou, assim, a vantagem da equipa da casa.

O FC Porto não perdeu tempo e o 4-0 surgiu aos 59 minutos. Desta vez foi Marega que, assistido por Corona, encostou para o fundo da baliza. O FC Porto chegou à goleada e ainda sobravam 30 minutos para se jogar no Dragão.

Numa tentativa desesperada de marcar, o Setúbal ameaçou a baliza do FC Porto (66’). Foi Berto que, mais uma vez, dominou sobre a esquerda, passou por Danilo, entrou na área e rematou forte ao lado.

Sérgio Conceição gostou da exibição da equipa.

Sérgio Conceição gostou da exibição da equipa. Foto: Facebook FCPorto

Aos 68 minutos’ Sérgio Conceição esgotou as três substituições: lançou Tiquinho Soares e Aboubakar para refrescar a frente de ataque e Nakajima que se juntou a Marega nas alas.

A 10 minutos do fim, Carlos Xistra mostrou a cartolina amarela a Diogo Leite em consequência de uma falta à entrada da área. No entanto, em nada veio favorecer a equipa de Júlio Velazquez que não conseguiu converter o livre em golo: Carlinhos faz a bola contornar a barreira, mas saiu ao lado.

Um erro crasso de Makaridze ao cair do pano, deu a oportunidade a Nakajima de fazer o quinto golo, mas o avançado rematou à trave. O jogo terminou com a robusta vitória do FC Porto por 4-0 que ultrapassou assim a quarta eliminatória da Taça de Portugal e segue agora para os oitavos de final.

“Exibição sólida”

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição elogiou a prestação dos jogadores: “Foi uma exibição sólida da minha equipa“, afirmou. O técnico confessou também que a partida terá servido para uma “gestão” do plantel a nível físico: “Tive em atenção os jogadores mais desgastados e fizemos uma gestão em função disso.”

O técnico azul e branco não deixou de referir que o jogo era “difícil em vários aspetos”, mas que a vontade de ganhar a Taça é maior que a dificuldade. Sérgio Conceição considerou que o FC Porto já dominava o jogo antes da expulsão, mas admitiu que depois “ficou tudo mais fácil, naturalmente”.

Expulsão decisiva

Na análise ao jogo, Júlio Velazquez referiu que a sua equipa mostrou duas faces: uma antes do minuto 32 e outra depois do minuto 32. O treinador do Setúbal afirma que a expulsão de André Sousa prejudicou a qualidade de jogo e reforçou as dificuldades do Vitória: “Até aos 32 minutos o jogo foi muito equilibrado”, disse. Mencionou também as fragilidades do seu plantel na retenção de bola e finalização.

Velasquez chamou à atenção para a ausência de muitos jogadores devido a fatores diversos e reforçou que a prioridade do Setúbal é o campeonato: “tenho uma equipa capaz de disputar o campeonato”.

Famalicão, Paços de Ferreira, Rio Ave, Santa Clara, SC Braga, SL Benfica, da Liga NOS, Académico de Viseu, Desportivo de Chaves, Mafra e Varzim, da Segunda Liga, e Anadia, Canelas 2010, Marinhense, Sertanense e Sporting de Espinho, do Campeonato de Portugal, são as equipas apuradas para os oitavos de final. O sorteio da próxima ronda está marcado para esta terça-feira, dia 26. Os jogos decorrerão no fim de semana de 17 de dezembro.

Artigo editado por Filipa Silva