Uma campanha de crowdfunding promovida por uma antiga estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para a construção de um laboratório motivou o artigo, assinado por Filipe Rodrigues Ferreira, que foi esta segunda-feira distinguido no Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (PNJI) com a “Menção Honrosa Academia”.

O trabalho, publicado no JPN em fevereiro de 2018, dava a conhecer a marca de cosmética biológica e vegana criada por Sofia Vieira, uma engenheira química formada pela FEUP.

O PNJI é uma iniciativa da Agência Nacional de Inovação que vai na segunda edição, mas que este ano, pela primeira vez, distinguiu também trabalhos realizados por estudantes do Ensino Superior.

Além do artigo publicado pelo JPN, foram distinguidos mais cinco trabalhos: três de âmbito nacional, um regional e outra menção honrosa destinada a blogues e podcasts.

O PNJI é cofinancidado pelo COMPETE 2020 – os vencedores de âmbito nacional e regional receberam 4 mil euros cada – e tem por objetivo “distinguir o jornalismo sobre inovação de base científica e tecnológica nacional.”

Lista de trabalhos premiados

Nacional Escrito
Rui da Rocha Ferreira | DN | “Um dia o smartphone vai salvar-lhe a vida

Nacional Audiovisual