Na era digital, os leitores de ecrã permitem a pessoas com deficiência visual, como Carlos, terem o mesmo acesso ao mundo que se esconde por trás do ecrã. Mas o que é um leitor de ecrã? Resposta para encontrar nesta reportagem.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo, emitido a 1 de dezembro na Rádio Renascença, parceira do projeto, pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Diana Cardoso e Francisca Duque, da Universidade Lusófona; Sofia Peralta, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Beatriz Cadete, Catarina Mendes, Leonor Lopes e Rafael Albuquerque, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Filomena Silva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Luísa Vitorino, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Rita Santos e Carolina Alves, da Universidade do Porto. A edição e apresentação é de Isabel Reis, professora na Universidade do Porto, com o apoio técnico de Duarte Ferreira, também da Universidade do Porto.