A aplicação ANDA lançou nova versão compatível com o Android 10. Alguns meses depois de receber as primeiras queixas sobre a incompatibilidade, o TIP-Transportes Intermodais do Porto, que gere a rede Andante, regularizou a situação, noticiada a semana passada pelo JPN.

As queixas, na página da aplicação na Google Play Store, começaram a ser registadas em outubro. Alguns utilizadores lamentavam o facto de, após atualizarem o Android para a versão 10, o ANDA ter deixado de funcionar. O problema foi solucionado, pelo TIP na passada sexta-feira (10).

A incompatibilidade, que terá afetado algumas dezenas de utilizadores, foi assumida pelo TIP, que apontou o acompanhamento das modificações tecnológicas como “a tarefa mais ‘espinhosa’ neste projeto”. A tarefa, segundo explicaram, foi ainda mais “complexa” neste caso: “Desta vez, as alterações verificadas no Android 10 face às versões anteriores, ‘acertaram’ em algumas questões estruturais da aplicação ANDA, e exigiram conceber e desenvolver uma alternativa, com impacto, quer do lado da app quer do lado do backoffice que a suporta, tendo sido mais demorado do que habitualmente”.

O sistema de bilhética desmaterializado foi lançado no mercado comercial há um ano e meio e tem em vista facilitar a vida dos utentes de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Artigo editado por Filipa Silva