A precipitação forte que se abateu na madrugada desta quarta-feira sobre o distrito do Porto deve repetir-se amanhã, quinta-feira, sobretudo na parte da tarde. O período mais crítico, de acordo com informação recolhida pelo JPN junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá ocorrer “entre as 15h00 e as 18h00” de quinta-feira (16).

De acordo com o site de notícias da Câmara do Porto, citando informações da Proteção Civil Municipal, são esperadas, ao final da tarde de quinta-feira, “acumulações na ordem dos 30/40mm, em três horas“.

A título comparativo, entre as 05h00 e as 06h00 da madrugada de quarta-feira, foi registada uma acumulação de 21 a 25 milímetros, numa hora, na estação meteorológica de Massarelos, no Porto, segundo apurou o JPN.

O distrito do Porto está sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte e de vento forte.

“Foi emitido um aviso de rajada para o distrito do Porto para o dia de amanhã [quinta-feira], rajadas que podem ocorrer especialmente entre as 09h00 e as 18h00. As rajadas podem atingir os 80 quilómetros por hora”, explicou ainda ao JPN a meteorologista Ângela Lourenço.

Meia centena de ocorrências

Nos distritos do Porto e Gaia as ocorrências registadas, nesta madrugada, prenderam-se com infiltrações, lençóis-de-água na cidade e inundações na via pública e em casas.

Não houve registo de desalojados nem de danos materiais graves, segundo os Bombeiros Sapadores do Porto e de Vila Nova de Gaia, contactados pelo JPN.

Marco Martins, presidente da comissão distrital da Proteção Civil do Porto, apontou o registo de “cerca de cinco dezenas de ocorrências a maioria das quais relacionadas com a forte precipitação e com algumas inundações em meio urbano, mas felizmente sem danos materiais avultados nem registo de vítimas”, afirmou em declarações à Antena 1.

Uma derrocada de água e lamas levou ao corte de trânsito na marginal portuense entre a rotunda do Freixo e a Ponte Luís I. A via deverá ser reaberta ao início da tarde desta quarta-feira.

Ainda durante a madrugada, a entrada das urgências do Hospital Santos Silva em Gaia ficou impedida, devido a uma inundação, mas o problema já foi resolvido.

Marco Martins alertou, ainda à estação pública, para as previsões de agravamento da situação meteorológica esta quinta-feira, sendo provável que o número de ocorrências seja “maior”.