O agravamento das condições meteorológicas previsto para esta quinta-feira levou a Câmara Municipal do Porto a fechar duas artérias ao trânsito. Além da Avenida Gustavo Eiffel, que liga o Freixo à Ponte Luís I, que vai ser cortada a partir das 14h00, também a Avenida D. Carlos I, junto ao mar, foi encerrada às 11h00 e assim se deve mater durante todo o dia de hoje.

A autarquia justifica a decisão com a subida do nível de alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para “laranja“, no que toca à agitação marítima.

Há, aliás, quatro distritos que estão sob aviso laranja, esta quinta-feira, por causa das condições do mar: Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Para a tarde, está prevista precipitação “por vezes forte”, sobretudo entre as 15h00 e as 18h00, passando a “regime de aguaceiros a partir do final da tarde”. O IPMA regista ainda a previsão de “vento moderado a forte de sul, com rajadas até 80 a 90 quilómetros por hora a partir do meio da manhã”, com acalmia no final da tarde.

Perante o anunciado agravamento do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda, entre outras medidas, a desobstrução dos sistemas de escoamento, a adoção de uma condução defensiva, um especial cuidado na circulação junto a áreas arborizadas, bem como junto à orla costeira ou zonas ribeirinhas, onde o perigo espreita nestas circunstâncias.

Ainda de acordo com o IPMA, a chuva deve continuar a cair até sábado, com períodos de intensidade forte, devido à passagem de sucessivas ondulações frontais. Para domingo, o IPMA prevê o regresso do tempo seco, com temperaturas mais baixas.