Se tem um cartão bancário de débito ou de crédito com tecnologia “contactless”, a partir de abril vai poder usá-lo no lugar do Andante para viajar em alguns transportes públicos do Porto.

O projeto-piloto, que resulta de uma parceria do TIP-Transportes Intermodais do Porto com a Visa e a Unicre, vai ser implementado, numa primeira fase, apenas na Linha Violeta do Metro do Porto, que liga a Trindade ao Aeroporto, e nos elétricos da STCP (1, 18 e 22).

O objetivo da empresa é “facilitar e simplificar o acesso à rede de transportes públicos do Grande Porto”, o que será especialmente válido, neste caso, para turistas e clientes ocasionais.

Como funciona

A ideia é que o cartão bancário funcione como um Andante. Ou seja, o utilizador só terá de aproximar o cartão de crédito ou de débito do validador e será, por esta via, cobrado um valor fixo pela viagem.

No fundo, é o equivalente à compra de um título ocasional a bordo dos autocarros da STCP, só que sem recurso a bilhete físico. O cartão bancário serve, simultaneamente, para pagar e validar a viagem.

Mas atenção: como o projeto está, por hora, disponível apenas nas linhas mencionadas, qualquer transbordo para fora delas significará o início de uma nova viagem, pelo que, nessas circunstâncias o utilizador terá de validar o seu Andante tradicional ou adquirir um se não o tiver.

 O valor fixo ainda não está definido, segundo esclareceu fonte do TIP ao JPN, mas será o mesmo quer para a linha de metro quer para as linhas de elétrico. O projeto pode ser alargado no futuro a outras linhas da rede.