Em noite de clássico no Estádio do Dragão, o FC Porto procurava reduzir a desvantagem pontual para o líder Benfica e alcançou o objetivo. Os dragões venceram por 3-2 com golos de Sérgio Oliveira, Alex Telles e um autogolo de Rúben Dias, e relançam-se assim na luta pelo título de campeões nacionais. Carlos Vinícius assinou os dois golos dos encarnados.

O FC Porto já tinha vencido o Benfica na primeira volta do campeonato. Este sábado, a história repetiu-se. Sérgio Conceição fez duas alterações face ao onze apresentado em Setúbal, com a entrada de Pepe e Marega no onze inicial.

Do lado encarnado, o Benfica já não perdia no Dragão desde 2015. Em relação ao jogo da jornada anterior, Bruno Lage apostou em Chiquinho, em detrimento de Cervi.

Pressão azul e branca

O jogo começou com uma clara supremacia portista. O único resultado que interessava aos dragões era a vitória.

A euforia tomou conta do Estádio do Dragão logo aos 10 minutos de jogo, com a abertura do marcador. O autor do golo foi Sérgio Oliveira que rematou de primeira, da zona de penálti, para fora do alcance de Odysseas Vlachodimos.

O lance surgiu de um bom trabalho de Otávio que a levou a bola até à linha de fundo, na direita, para depois cruzar para o interior da área. Diaz tentou, sem sucesso, um pontapé de bicicleta. Sobrou para o número 27 dos portistas, que não desperdiçou.

Para contrariar a tendência do jogo, o Benfica chegou à igualdade aos 18 minutos. No seguimento de um cruzamento de Rafa, Chiquinho cabeceou para a defesa incompleta de Marchesín. Na recarga, Vinícius antecipou-se a Marcano e fez o primeiro golo do Benfica.

O jogo seguiu com os ânimos exaltados. Aos 27 minutos, Artur Soares Dias agiu em termos disciplinares e mostrou o cartão amarelo a Otávio e Taarabt em resultado do desentendimento entre os jogadores.

Na conversão de uma falta em que portistas ficaram a reclamar a expulsão de Taarabt, Ferro cortou a bola com a mão na área e foi assinalada grande penalidade, depois de consultado o VAR. Da marca dos 11 metros, Allex Telles marcou e retomou a vantagem dos Dragões.

Imediatamente antes do intervalo, um autogolo de Rúben Dias acabou por dilatar a vantagem dos dragões. Lançado por Corona, Marega ganhou a frente a Ferro e cruzou rasteiro. Por infortúnio, Rúben Dias desviou e traiu Vlachodimos que deixou a bola entrar.

O FC Porto retomou ao balneário com um resultado confortável.

Resultado em aberto até ao último minuto

O segundo tempo começou equilibrado e sem substituições em ambas as equipas.

Sem perder tempo, aos 50 minutos, Vinícius bisou e reduziu a desvantagem do Benfica. Rafa foi quem assistiu o avançado brasileiro que rematou rasteiro de pé esquerdo para o canto da baliza. 3-2 era o resultado.

Aos 63 minutos, na conversão de um lance à entrada da área, Sérgio Oliveira criou perigo para Odysseas. O médio rematou e a bola saiu a rasar a baliza.

Logo a seguir, Bruno Lage e Sérgio Conceição viram-se obrigados a mexer. Do lado benfiquista, entrou Seferovic para o lugar de Taarabt que se encontrava no limite disciplinar. Já no FC Porto, Conceição lançou Mbemba que entrou para o lugar de Pepe. O central apresentava evidentes sinais de algum desgaste físico.

O quarto golo do FC Porto esteve muito perto de ganhar forma aos 71 minutos pelo pé de Luís Diaz, mas não se concretizou. As oportunidades oscilavam entre as duas equipas.

Aos 85 minutos, o Dragão encheu de aplausos o jovem jogador Vitinha, que entrou para substituir Otávio. Sérgio Conceição já tinha também lançado Manafá no jogo e esgotou, assim, as três substituições.

Os minutos finais foram vividos intensamente no estádio, com um jogo claramente mais nervoso. No entanto, o resultado já estava fixado.

O FC Porto venceu o Benfica, líder do campeonato, e reduziu a distância entre as duas equipas para os quatro pontos.

No próximo fim de semana, o FC Porto desloca-se a Guimarães, para defrontar o Vitória. O Benfica vai receber em casa o SC Braga.

“Estamos na luta porque acreditamos”

Sérgio Conceição mostrou-se, naturalmente, satisfeito com o desfecho do encontro, mas reforçou a ideia de que este resultado é o reflexo de muito trabalho: “Estamos na luta porque acreditamos muito no que trabalhamos”, disse.

O técnico dos Dragões falou em organização e pressão como as palavras-chave do jogo: “Preparámos este jogo no sentido de sermos uma equipa pressionante e organizada”, afirmou ainda.

Para o treinador, a vitória e os três pontos são tão importantes como quaisquer outros: “este é mais um jogo. São três pontos apenas”.

Conceição faz ainda referência, em jeito de agradecimento, a todos os adeptos que demonstraram o seu apoio à equipa: “Quero deixar uma palavra ao público. O nosso estádio foi fantástico hoje. Somos imbatíveis se estivermos juntos.”

Resultado “demasiado penalizador”

Depois da derrota no Dragão, Bruno Lage, lamentou o resultado final, mas enalteceu a vantagem que ainda tem sobre o FC Porto.

O técnico do Benfica, diz que o resultado foi “demasiado penalizador” para a sua equipa e que não espelha aquilo que fizeram dentro de campo. Bruno deixa bem claro que a “equipa vai continuar a trabalhar” e que “não vai baixar os braços”.

Artigo editado por Filipa Silva