O podcast surgiu na década passada e é cada vez mais popular. O JPN foi perceber os motivos que estão a fazer deste formato um fenómeno - e porque é uma nova vida da rádio.

Em menos de 20 anos, a forma como consumimos áudio mudou muito. O podcast apareceu no início do século, mas foi já na presente década que o formato explodiu, assumindo hoje um papel preponderante no mercado dos conteúdos sonoros.

Para perceber as razões que estão a levar ao crescimento sem precedentes dos podcasts, o JPN leva-te numa viagem e traz o ato de ouvir um podcast para dentro de uma reportagem. Pelo caminho, ouvimos quatro vozes que conhecem bem estas novas companhias sonoras.

Frederico Gomes e Inês Afonso são os anfitriões de “O Fred e a Inês Falam de Coisas”; intitulam-se como “especialistas em coisa nenhuma”, mas, no seu podcast, falam sobre tudo e mais alguma coisa, os temas que hoje moldam a nossa sociedade. A sua perspetiva é a de quem cria, mas consideram que este formato lhes permite dizer o que não poderiam numa rádio tradicional.

Para explicar as razões concretas deste fenómeno, Ruben Martins, jornalista no “Público”, podcaster (assim se chamam os criadores deste tipo de conteúdo) no “P24”, e outros programas do jornal e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE, apresenta-nos as conclusões da sua tese de mestrado dedicada aos podcasts. A explicação é simples, na realidade.

Com o crescimento dos podcasts em Portugal, o público está a ficar alerta para este tipo de conteúdo. Surgem, por isso, iniciativas como o Podes, o primeiro festival para podcasts no nosso país — que nomeou dois programas de alunos da Universidade do Porto na sua primeira edição, em 2019.

Márcio Barcelos, criador do festival, também tem um podcast e uma plataforma para divulgar outros conteúdos de criadores nacionais; explica-nos, por isso, porque é que esta é a altura ideal para arrancar um projeto deste calibre.

Esta reportagem foi realizada no âmbito da disciplina de AIJ Rádio – 3º ano