O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou, esta quarta-feira (12), que vai reunir de novo o Conselho Municipal da Cultura para debater o “amanhã” do Coliseu do Porto. Em comunicado, o autarca propõe uma votação com base em duas alternativas.

O comunicado dá conta de uma convocatória para uma nova reunião do Conselho Municipal da Cultura, a ter lugar no próximo dia 21. A ordem de trabalhos passa pela votação de duas opções para recuperar o Coliseu. Por um lado, uma das propostas é a “concessão do espaço, nos termos em que foram apresentados” ao Conselho da Cultura. Por outro lado, vai estar em debate o possível “uso de fundos comunitários” para reabilitar o imóvel.

Na segunda opção, o autarca disponibiliza-se a que “o Município do Porto assuma 30% do valor a investir e que será equivalente à comparticipação nacional”.

Rui Moreira mantém a posição que tem demonstrado ao longo das negociações e reforça a concessão a privados como “solução”, “à semelhança” do que foi feito “no Pavilhão de Desportos Rosa Mota, com o sucesso que se percebe e que em Lisboa tem sido prática corrente em equipamentos municipais como o Capitólio”, como consta do comunicado referido.

Rui Moreira refere, no mesmo documento, que já tinha sugerido “usar o orçamento da autarquia para participar numa solução de investimento público que fosse possível articular com os restantes associados de referência”. “Apelei, várias vezes, publicamente, a que os outros parceiros, nomeadamente os Governos, se chegassem à frente com a mesma disponibilidade. Nunca nenhum deles o fez”, completa.

O Conselho da Cultura deverá então votar as propostas para que a opção escolhida seja apresentada à Associação dos Amigos do Coliseu do Porto, atual gestora do espaço. O investimento necessário para a requalificação do espaço ronda os 8,5 milhões de euros.

Artigo editado por Filipa Silva.