As “noites mágicas” do Carnaval estão cada vez mais perto. Disfarces, concursos de máscaras, desfiles e bailes preenchem a agenda dos nortenhos de 21 a 25 de fevereiro. Fique a saber onde pode celebrar esta festividade ao viajar com o JPN pela programação carnavalesca de alguns pontos do país a Norte.

Podence (Bragança):

A 22 de fevereiro (sábado), o Carnaval dos Caretos regressa a Macedo de Cavaleiros, Bragança, com o Entrudo Chocalheiro. Na noite de inauguração vai poder assistir ao desfile noturno agendado para as 21h30, pelas ruas de Macedo de Cavaleiros. No “domingo gordo” (23) os míticos caretos vão andar à solta pelas ruas da aldeia de Podence, a partir das 15h15.

Na noite de 24 (segunda) vai poder assistir ao “desfile enigmático” e à queimada, com início marcado para as 20h00. Já na terça-feira, dia de Carnaval, os caretos voltam a sair à rua a partir das 15h00. A queima do entrudo fecha as celebrações e vai decorrer no mesmo dia às 17h45, junto à Casa do Careto.

Pode consultar o programa aqui.

Barcelos (Braga):

Na próxima sexta-feira (21), o carnaval de Barcelos volta com as típicas críticas sociais e políticas, disfarçadas através do folclore, dos gigantones e do figurado, deixando de lado os sambas brasileiros e as máscaras venezianas.

O domingo (23) vai ser marcado pelo desfile dos cabeçudos e gigantones, no centro da cidade. No dia seguinte, os barcelenses vão poder participar no concurso de máscaras e bailar ao som da banda “4 MENS”, na Avenida da Liberdade a partir das 21h30. Já para terça-feira está guardado o desfile de Carnaval e o espetáculo musical da banda “SóPODIA”.

Pode aceder ao programa oficial aqui.

Porto:

No “domingo gordo”, as ruas da Invicta vão ser invadidas pela Batucada Radical num desfile de Carnaval que vai ter início às 16h00. O ponto de encontro está marcado no Centro Comercial Stop, na Rua do Heroísmo, e o desfile é de livre participação.

O Coliseu do Porto também vai celebrar a festividade com música ao vivo, DJs, Drag Queens e um espetáculo de cocktails, com abertura de portas às 22h00. Até 19 de fevereiro, o bilhete tem o custo de 15 euros, caso contrário a entrada fica cinco euros mais cara.

Ovar (Aveiro):

Por Ovar já se celebra o Carnaval desde o primeiro dia do mês de fevereiro. Contudo, a verdadeira animação carnavalesca começa na noite de sexta-feira (21), conhecida como Noite da Farrapada/Grande Noite de Reis. No sábado realiza-se o desfile noturno das escolas de samba na Avenida Sá Carneiro, às 22h00. No domingo (23) e na “terça-feira gorda” (25) vai poder assistir aos Grandes Corsos Carnavalescos, na avenida referida, às 14h30.

A “noite mágica” de Ovar, que é marcada pela música em todas as ruas do centro da cidade, celebra-se na passagem de segunda para terça-feira, e este ano a entrada é paga. O acesso ao centro histórico vai ter o custo de três euros.

Pode consultar o programa oficial do evento aqui.

Estarreja (Aveiro):

A cidade aveirense foi ainda mais longe com as celebrações: iniciaram a 18 de janeiro e só terminam no dia de Carnaval. Sexta-feira as escolas de samba vão desfilar pelas ruas da cidade, às 21h30. Beatriz Gosta é o nome em destaque para sábado e promete animar o centro de Estarreja com um espetáculo de stand-up de comédia.

Domingo e terça-feira, às 14h30, vai poder assistir ao grande corso, no Parque Municipal do Antuã. Na véspera de Carnaval, dia 24, vários bailes vão começar às 22h00 e prolongar-se-ão pela noite dentro. Pode aceder ao programa de Estarreja aqui.

Os Comboios de Portugal (CP) já anunciaram o reforço das linhas urbanas do Porto para a noite de 24 (segunda) e para a madrugada de 25, dia de Carnaval. Os bilhetes para os comboios especiais com destino à “Noite de Carnaval de Famalicão” e à “Noite Mágica em Ovar e Estarreja” podem ser comprados por dois euros – inclui a viagem de ida e volta – até 22 de fevereiro.

Artigo editado por Filipa Silva.