LimpaROM é o nome da ação de limpeza da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) que a Solidarity Soul, em conjunto com o núcleo “Salvar a ROM” do FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), vai levar a cabo no dia 8 de março. Há outras organizações envolvidas e a crença de que este projeto envolverá mais público, em resultado da sensibilização e da consciencialização que tem sido realizada.

A ação partirá da estação de metro Espaço Natureza, em Mindelo, às 10h00. Os inscritos serão organizados e distribuídos por dois grupos, cada um com um trajeto principal. Durante a ação, com uma duração estimada de duas horas, serão recolhidos diversos tipos de lixo que possam estar a afetar o espaço natural da reserva.

A ROM foi criada em 1957, sendo a primeira área protegida em Portugal e a primeira reserva ornitológica da Europa. A sua conceção foi feita por Santos Júnior, professor e figura de destaque da Universidade do Porto (UP). Com base na anilhagem de múltiplas aves, têm sido conduzidos inúmeros estudos científicos e investigações de estudantes da Universidade do Porto. Nos seus 8,5 quilómetros de extensão, já foram encontradas 150 espécies de aves. A reserva também é habitat de anfíbios, répteis e mamíferos, além de uma grande biodiversidade.

“A ROM está para o Porto e arredores como a Amazónia está para o mundo, é o nosso pulmão”, diz José Tiago Sousa, fundador da Solidarity Soul. O jovem, um dos distinguidos em 2019 com o Prémio Cidadania Ativa da UP, garante que a organização tem o cuidado necessário para não afetar o habitat natural e reitera que as ações de limpeza já realizadas no local foram muito positivas. Em abril de 2019, foi concretizada a “Libertar a ROM!”, na qual a comunidade da UP uniu-se por quatro horas para a maior limpeza já feita naquela zona, retirando duas toneladas de lixo do local.

As organizações envolvidas no projeto, além da Solidarity Soul e do núcleo do FAPAS, são a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP), a Associação de Voluntariado Universitário (VOU), a SuniPorto, a Iuris FDUP Júnior, a Linking Students, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Junta de Freguesia de Mindelo.

Os objetivos desta ação passam também por promover a sensibilidade ecológica, a pedagogia ambiental e a afirmação da importância da ROM.

A participação no evento carece de inscrição prévia até dia 1 de março no site do projeto (www.shorturl.at/actuw). Há um limite não revelado do número de inscrições. As ações anteriores tiveram uma média de 40 voluntários. A confirmação de presença é necessária para melhor organização e distribuição das equipas pelo local.

Artigo editado por Filipa Silva