A programação da Galeria Municipal do Porto foi apresentada na passada sexta-feira (21) e inclui um novo projeto educativo que visa chegar aos estudantes do ensino secundário e do superior. O Programa de Incursão à Galeria (PING!) vai colocar em contacto direto os jovens e os artistas, através de workshops, visitas guiadas e aulas abertas com especialistas.

O PING! surge como resposta à necessidade de reformular o programa educativo da Galeria Municipal do Porto, explica a responsável, Matilde Seabra, ao JPN. Encorajar o pensamento, estimular linguagens artísticas, educar para a estranheza e estabelecer ligações com contextos geográficos e simbólicos são os objetivos da iniciativa.

“O programa visa sobretudo trabalhar com jovens adultos, que estão no ensino secundário e que estão nos primeiros anos do ensino superior, que são uma camada que ainda está a definir o seu percurso, e que muitas vezes não encontra lugar na programação das instituições”, afirma Matilde Seabra.

O projeto arranca já a 14 de março, com a inauguração da exposição “Apesar de não estar, estou muito”, de Daniel Jesus.

As interações com o jovem ilustrador (Rudolfo da Silva, de seu nome) “vão ser criadas dentro do contexto de galeria, mas também no contexto de sala de aula”, através de três workshops, explica a responsável pelo projeto educativo. A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos vai ser a primeira instituição envolvida, a par de uma escola secundária ainda por anunciar.

Os jovens vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho do artista que vai estar exposto na Mezzanine da Galeria Municipal do Porto, ao mesmo tempo que o próprio Daniel Jesus vai levar para a sala de aula “uma espécie de biblioteca portátil com referências que são importantes para ele”.

Os estudantes da ESAD vão ter ainda a oportunidade de fazer um workshop com o ilustrador Marco Mendes. O autor de banda desenhada é o fundador do Clube de Desenho, no Porto.

Segundo Matilde Seabra, após o programa passar por uma fase de maturação, alguns dos jovens participantes no projeto vão poder tornar-se “embaixadores PING!”. Jovens que vão ter a tarefa de partilhar o projeto com a sua turma de origem através de visitas guiadas ou da moderação de conversas.  

Numa fase inicial, o PING! vai estar apenas disponível para os alunos das escolas secundárias e de ensino superior que estabelecerem acordos com a Galeria Municipal do Porto. Contudo, fica aberta a hipótese de num futuro fazerem uma “open call” aos jovens que possam estar “numa posição mais independente em relação às suas escolas”, para que estes se possam tornar “embaixadores PING!”.  

A programação da nova temporada da Galeria Municipal do Porto foi revelada na passada sexta-feira (21), e arranca já em março. Situada nos jardins do Palácio de Cristal, a galeria vai exibir, até agosto de 2021, 14 exposições de artistas e curadores, portugueses e estrangeiros. Pela galeria vão passar nomes como Luís Lázaro Matos e Diana Policarpo, entre outros. No mesmo dia de inauguração da mostra de Daniel Jesus, abre no piso 0 a exposição “Máscaras (Masks)”, de João Laia e Valentinas Klimasauskas.

Artigo editado por Filipa Silva