A Exponor, em Matosinhos, vai receber a 13.ª edição da Qualifica, de 11 a 14 de março. A feira é dedicada às áreas da formação, ensino e empregabilidade para os mais jovens, expondo inovações do mundo do ensino e antecipando as prioridades de recrutamento das empresas na próxima década.

“Economia Circular – Porque Tudo Acaba Onde Começa” é o principal mote do certame, que se assume como “o barómetro das tendências profissionais e alia as oportunidades de carreira a um sistema de produção e consumo mais sustentável”, refere a Qualifica, em comunicado. Neste sentido, foram convidadas várias empresas, como a Slow Closet, que é a primeira plataforma online portuguesa de roupa em segunda mão, e a Academia Eletrão, que aposta na valorização de projetos inovadores e sustentáveis.

A internacionalização também possui um especial foco na 13.ª edição, através do novo espaço ExpoGlobal, que “reúne um conjunto de ONG dedicadas a programas de mobilidade internacional e que estarão presentes na Qualifica para sensibilizar os mais jovens para a relevância do intercâmbio de conhecimentos e das relações interculturais e para se apresentar os seus diversos projetos de âmbito cultural e social”, refere a organização em comunicado.

O Corpo Europeu de Solidariedade e a Agência Nacional Erasmus são exemplos.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional vai estar presente na feira, dando a oportunidade aos jovens de experimentar um conjunto de diferentes profissões, através da iniciativa “try-a-trade, experimenta uma profissão”.

Em exposição vai estar ainda o Champimóvel, onde vai ser possível fazer uma viagem tridimensional pelo corpo humano.

No certame vão estar 120 expositores, nomeadamente várias empresas que estão a recrutar, escolas de línguas, start-ups e instituições de educação públicas e privadas de norte a sul do país.

Atuações de dança urbana e de ginástica artística fazem ainda parte do programa.

A Qualifica, dirigida a alunos, pais, profissionais dos setores da educação e educadores sociais, já tem cerca de 30 mil jovens inscritos e espera chegar aos 40 mil. A feira decorre de 11 a 14 de março, das 10h00 às 18h00 e tem o custo de 2 euros, com um acréscimo de 1 euro se o bilhete for comprado já durante o período da feira. Para os menores de 13 anos, a entrada é gratuita.

Artigo editado por Filipa Silva