Chama-se ZucaTuga, é uma web rádio pensada para a comunidade brasileira a residir em Portugal e começa a ganhar forma já este sábado, com o início das emissões.

Felipe Rocha, doutorando de Ciências da Comunicação, que divide o percurso académico entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de São Paulo, é o mentor do projeto.

A ideia começou há dois anos, partindo da perceção de que a comunidade brasileira em Portugal é cada vez maior. Os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mostram que, em 2019, cerca de 151 mil brasileiros viviam em Portugal, o que representa um crescimento de 43% desde 2018.

Também por isso, Sílvio Santos, professor orientador da tese de Felipe Rocha, vê a ZucaTuga como um “projeto muito interessante”, com “objetivos sociais, para lá da academia”.

Os objetivos da rádio são, para Felipe Rocha, muito claros: “O projeto visa criar um espaço para que coisas boas aconteçam. Para que pessoas se conectem, partilhas aconteçam e relações, onde todos ganhem, se estabeleçam”, afirmou o doutorando responsável pela ZucaTuga ao JPN.

Já estão disponíveis no site da rádio os programas que vão ser transmitidos e os seus conteúdos.

A título de exemplo, o programa Conversa legal dedica-se a questões jurídicas e burocráticas relacionadas com a vinda de brasileiros para Portugal. Já o espaço Forasteiros servirá para transmitir conversas entre portugueses a viver no Brasil e brasileiros a viver em Portugal.

Felipe Rocha considera que os brasileiros são bem recebidos em Portugal e que a própria ideia da ZucaTuga teve, na comunidade académica portuguesa, aceitação: “A recetividade tem sido a melhor. Em relação ao projeto, a repercussão tem sido muito boa, tanto nos portugueses como nos brasileiros”.

Para já, a rádio online conta com o apoio do Departamento de Jornalismo da Universidade de Coimbra, com a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e com a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra.

Sobre o futuro, deixar o online não está nos planos. Para Felipe Rocha, os conteúdos multimédia são fundamentais. A ZucaTuga deve ser uma rádio “inclusiva e que se inclua noutros projetos”.

Para já, a ZucaTuga vai ter programas em simultâneo com a RUC. Apesar do alinhamento só vir a estar definido depois do início das emissões, Felipe Rocha diz que parecerias com outras rádios já estão a ser estudadas.

Artigo editado por Filipa Silva