O programa “Riscos e Desafios”, desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) em parceria com a Universidade do Porto (UP), vai iniciar a segunda edição a partir de março. O objetivo do projeto é ajudar os estudantes na integração e adaptação à vida universitária.

No total, vão ser abordados oito temas ao longo de oito sessões, uma por semana. Entre os oito assuntos a serem tratados nos encontros estão o impacto do Ensino Superior no estudante (saúde, bem-estar e competências), a competência interpessoal, estados emocionais, autonomia e interdependência, identidade e autoestima, otimização do tempo (gestão de estilos de vida), integridade e relações interpessoais positivas.

O projeto elaborado por psicólogos e outros profissionais consiste no desenvolvimento de competências pessoais e sociais com o objetivo de promover o sucesso académico e prevenir comportamentos de risco.

Foram dezenas de estudantes os que aderiram à primeira edição da iniciativa, que se realizou durante o primeiro semestre em algumas faculdades da UP. Segundo o site de notícias da UP, um dos participantes da experiência aconselhou todos os estudantes “a passar por uma experiência como esta”. “Na presença de um pequeno grupo de jovens e uma psicóloga, podemos desafiar-nos a ir mais longe, ultrapassando alguns dos nossos receios do quotidiano“, refere.

Outra participante acrescentou, à mesma fonte, ter considerado não se inscrever no programa porque “iria ter menos duas horas de estudo, semanalmente, já com um horário apertado”. Contudo, a estudante percebeu que seria “a melhor ajuda que poderia ter”. “Este [projeto] veio ajudar substancialmente a minha integração nesta nova fase“, conclui.

Para o segundo semestre, que já está a decorrer, a dinamização do programa está prevista em todas as faculdades da UP, à exceção da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

A participação no projeto oferece um certificado, emitido pela ARS Norte. As inscrições para a nova edição do programa estão abertas até terça-feira, 4 de março. As sessões vão ter a duração de duas horas cada e são organizadas em função da disponibilidade dos participantes.

A iniciativa, que vai decorrer entre março e maio deste ano, destina-se a todos os estudantes do primeiro ano de Licenciatura ou Mestrado Integrado da UP.

Artigo editado por Filipa Silva.