A coreógrafa Tânia Carvalho vai estar presente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), esta quarta-feira (04), para uma conversa informal sobre o espetáculo que está a promover, “Onironauta“. Em debate vão estar temas como o sonho consciente, diferentes perspetivas sobre o corpo e o imaginário.

Partindo do termo Onironauta (do grego óneiros, sonho + náutés, navegante), a peça aborda a capacidade de controlar os sonhos e de lhes moldar o sentido. O espetáculo estreou em França, em janeiro. Depois disso, já passou por Lisboa e Guimarães, e chega ao Porto nos dias 06 e 07 de março (no Teatro Municipal do Porto – Rivoli).

Com um percurso de mais de duas décadas, Tânia Carvalho é uma bailarina e coreógrafa portuguesa internacionalmente conhecida. Como coreógrafa e intérprete criou, entre outras, as peças “Danza Ricercata” (2008), “Der Mann Ist Verrückt” (2009), “Olhos Caídos” (2010) e “A Tecedura do Caos” (2014). É também criadora dos projetos musicais “Madmud”, “Trash Nymph” e “Moliquentos”, e cofundadora do coletivo de artistas Bomba Suicida.

O encontro vai ter lugar na sala 250 da FPCEUP, às 17h30. Entre o painel de convidados vão estar Luís Fernandes, Joana Manarte, André Freitas e Maria João Pereira, todos ligados à psicologia.

“Onironauta” é uma coprodução do Centro Cultural Vila Flor, Culturgest, KLAP Maison Pour la Danse, Teatro Municipal do Porto Rivoli – Campo Alegre, e tem apoio financeiro da Direção-Geral das Artes.

Artigo editado por Filipa Silva.