A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que um professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, está infetado com Covid-19. À agência Lusa, o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, adiantou que não se reúnem condições para “manter a escola a funcionar”.

Segundo o Jornal de Notícias, o homem de 44 anos esteve em Itália, na região de Lombardia – uma das zonas afetadas. Como se pode ler no site do jornal, “depois de ter regressado, foi contactado, no domingo passado, por um amigo com quem privou em Itália, que lhe comunicou estar infetado. Depois disso, alertou as autoridades de saúde.”

Ao que o JPN apurou junto de uma fonte da instituição, durante o período assintomático, o professor da ESMAE esteve em contacto com outros membros da escola – alunos e professores – que se encontram agora em isolamento social.

O comunicado, emitido pelo presidente daquela instituição de ensino superior, António Augusto Aguiar, determina a “suspensão da atividade letiva” por período indeterminado. Apenas terão acesso às instalações “os trabalhadores da instituição, serviços de limpeza, órgãos de gestão e, caso se revele necessário, representantes da autoridade de saúde”, alerta o documento.

Até ao momento, foram confirmados nove casos de infeção pelo novo Coronavírus em Portugal. O docente – quinto infetado – está internado no Hospital de S. João, no Porto.

A escola do Porto, frequentada normalmente por cerca de 600 pessoas, é o primeiro estabelecimento de ensino em Portugal a fechar portas para evitar a propagação do Covid-19.

Como medida de precaução contra o surto, 13 países já estão a suspender as as atividades letivas em várias escolas – como é o caso de Itália, Azerbeijão ou Irão. Segundo a UNESCO, mais de 290 milhões de jovens estão sem aulas.

Artigo editado por Filipa Silva.