Arranca esta quinta-feira (5), no auditório principal da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA-FCSH), a segunda edição do Cinenova – o primeiro e único festival, em Portugal, dedicado ao cinema produzido por estudantes do Ensino Superior. A competição termina no sábado (7) com a premiação de duas curtas-metragens.

Os nomeados participam em uma de duas categorias (Melhor Filme a Concurso Nacional ou Internacional). Enquanto que a categoria nacional é restrita a realizadores-estudantes portugueses, não há restrições para a internacional. Trinta e oito curtas-metragens de 19 países vão ser exibidas nos três dias do festival e, de acordo com os responsáveis, é uma “amostra representativa da heterogeneidade” dos filmes que foram submetidos.

“O objetivo principal é estimular a produção cinematográfica em contexto universitário em Portugal”, explica a coordenadora de comunicação do Cinenova, Katarina do Amaral Dias, ao JPN. O festival também tenta criar uma “acessibilidade de visualização e exibição dos talentos de jovens realizadores” e quer que as instituições universitárias sejam as primeiras a “intervir e criar as condições de que os estudantes necessitam para começar a produzir filmes”.

A ideia de Margarida Medeiros, professora do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA-FCSH, tenta responder à questão que dizem ser recorrente: “fiz um filme, e agora?”. Katarina do Amaral Dias explica que construíram o festival que julgaram “fazer sentido a partir dos objetivos” que traçaram e que querem poder ver como o “conhecimento que vai emergindo ao longo de um curso vai ter impacto no tipo de produção cinematográfica que a pessoa faz”.

A primeira edição foi realizada em 2019 e contou com aproximadamente 100 inscrições. Este ano, o número foi oito vezes maior, tendo mais de 800 entradas. Os processos de seleção das curtas em competição são analisados ao nível da cinematografia, montagem, narrativa e qualidade de som por profissionais e professores das áreas.

Para a inscrição de uma curta-metragem era necessário atender a certas características. O filme deve ter entre um e 30 minutos e deve ser realizado por um estudante de grau universitário, não importando o curso nem a idade. Os vencedores recebem um prémio de mil euros (na categoria nacional) e de dois mil euros (na categoria internacional). A entrada no festival é gratuita. A programação completa pode ser consultada no site do festival.

Artigo editado por Filipa Silva