A LimpaROM, ação de limpeza da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), inicialmente programada para dia 08 deste mês foi adiada por motivos metereológicos para sábado, dia 14 de março. A equipa organizadora da Solidarity Soul anunciou esta sexta-feira que a atividade vai ter de ser adiada por uma semana devido à previsão de chuva. A limpeza manteve, contudo, o horário de início (10h00) previemente definido.

A reserva já recebeu diversas ações de limpeza anteriores e esta tem o objetivo de ser uma ação de grande impacto. A atividade inicia-se na estação de Metro Espaço Natureza, em Mindelo, e divide-se em dois percursos. Os inscritos devem chegar preparados para caminhar longas distâncias e utilizar roupas confortáveis. O lixo a ser recolhido é de diversos tipos que podem estar a afetar a reserva.

A ROM é habitat de mais de 150 espécies de aves e um pólo de pesquisa científica. Além destes animais, a reserva acolhe muitos outros tipos de seres vivos que são essenciais para o funcionamento do ecossistema da região. Além da retirada de materiais nocivos à ecologia local, o objetivo da ação de limpeza é promover a sensibilização ambiental e afirmar a importância da área.

A participação voluntária no evento exige inscrição prévia no site do projeto e termina quando o número de inscritos alcançar as 50 pessoas.

Artigo editado por Filipa Silva.