O complexo onde funcionam a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), localizado na Rua Jorge de Viterbo Ferreira, no Porto, vai ser encerrado por um período de 14 dias.

A decisão foi tomada depois de ter sido confirmado que um dos casos mais recentes de COVID-19 em Portugal é o de uma estudante da FFUP.

O encerramento foi anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa, este sábado à noite. No portal de notícias da universidade, esclarece-se o período de encerramento e o motivo que conduziu à decisão.

“A informação, confirmada pela Direção-Geral da Saúde, indica que se trata de um caso com ligação direta a um outro caso externo da Universidade do Porto, que havia sido diagnosticado após o regresso de uma viagem a Itália. A estudante encontra-se bem e em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de S. João”, refere a UP.

A instituição classifica a medida, recomendada pelos serviços de Administração de Saúde, central e regional, como “preventiva e para minimizar o risco de propagação do novo coronavírus”.

Além destes estabelecimentos de ensino, vão ser também fechados a Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras, e o edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho, disse Marta Temido numa conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, dada esta noite.

A instituição de ensino superior, que também viu confirmado um caso de COVID-19 num estudante seu, emitiu posteriormente um comunicado dando conta de outras medidas que vão muito além do encerramento do edifício de Ciências Sociais. Todo o polo de Gualtar (Braga) fica com a atividade suspensa (aulas, conferências, bibliotecas e cantinas fechadas), sendo remetido para este domingo um esclarecimento quanto ao funcionamento dos demais serviços.

Estão ainda “temporariamente suspensas as visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte”.

A “boa notícia”, notou Graça Freitas, “é que todos os doentes estão estáveis, têm evoluído bem, têm uma boa estabilidade clínica”,

Até ao momento, há 21 casos confirmados de infeção pelo COVID-19 em Portugal, 15 dos quais na região Norte. Os casos suspeitos são 224, de acordo com o último relatório da Direção-Geral da Saúde.

Notícia atualizada às 11h22 de 08 de março de 2020 com o comunicado emitido sábado á noite pela Universidade do Minho dando conta da suspensão da atividade letiva no campus de Gualtar.