A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) decidiram suspender os estágios curriculares dos seus alunos por causa do novo coronavírus. No primeiro caso, o cancelamento é por “tempo indeterminado”, no caso da ESSSM os estágios estão, para já, suspensos por duas semanas.

Em declarações ao JPN, o diretor da ESEP, Luís Carvalho, afirma que “nenhum estudante [daquela instituição] foi hoje [9] para contexto clínico”. A decisão foi tomada no domingo (8), seguindo a orientação da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). A medida foi entedida como necessária para “proteger a saúde dos estudantes e dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, ter o menor impacto possível na atividade regular da escola”, refere Luís Carvalho.

A decisão afeta cerca de 600 alunos da Licenciatura em Enfermagem e de 200 de mestrado e pós-graduação da ESEP. As aulas teórica-práticas e de orientação tutorial mantêm-se. Os alunos que só têm o estágio curricular, por agora suspenso, para fazer vão receber por parte dos “coordenadores de atividades curriculares de natureza clínica, trabalhos complementares e de substituição das atividades que permitam aos estudantes rentabilizar o tempo o melhor possível.”

Ainda no Porto, a coordenadora da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Santa Maria, Goreti Marques, disse ao JPN que “a escola está a tomar as medidas necessárias para salvarguardar a saúde de todos” e, por isso, todos os estágios foram suspensos por duas semanas, incluindo os estágios dos estudantes de fisioterapia.

O JPN ouviu ainda uma estudante de enfermagem da Universidade Católica do Porto que garante que os estágios na área foram interrompidos, informação que o JPN tentou confirmar junto da instituição, até agora sem sucesso.

De acordo com a estudante, as aulas vão ser lecionadas por videochamada através de uma plataforma online. “Sendo aluna de saúde e estando a fazer estágios em diversos contextos de prestação de cuidados, acho necessário haver medidas de contingência, não só para proteção dos estudantes, mas também dos professores, orientadores e, acima de tudo, dos utentes com quem contactamos nestes contextos”, afirma a aluna.

A aluna acrescenta ainda que a situação do cancelamento dos estágios apenas deverá afetar “ao nível de datas, uma vez que o calendário letivo terá de ser extendido até mais tarde”.

Os estágios curriculares de estudantes destas instituições decorrem habitualmente em hospitais públicos e privados, unidades de saúde familiar, clínicas privadas, entre outros.

A suspensão dos estágios curriculares de enfermagem no Porto não é o único efeito do COVID-19 em instituições de Ensino Superior do norte do país. Esta segunda-feira foi a vez da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a anunciar a suspensão das aulas de Mestrado Integrado de Medicina. Também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU) cancelou as aulas.

Já o Instituto de Estudos Superiores de Fafe e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto decidiram encerrar temporariamente.

De acordo com a última atualização feita pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ao final da tarde desta segunda-feira, há 39 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus e 339 casos suspeitos registados pela DGS.

Artigo editado por Filipa Silva

Este artigo integra uma edição especial preparada sob a coordenação editorial de Pedro Rios aquando da sua passagem pela redação do JPN como Editor por um Dia.