A Cofina SGPS S.A. informou, em comunicado, esta terça-feira (10), que desistiu da compra da Media Capital, pela qual mostrava interesse desde setembro de 2019, numa operação que envolveria também o banco espanhol Abanca e o empresário Mário Ferreira. Na sequência dessa decisão, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou a suspensão das negociações até que sejam divulgadas informações relevantes pelo grupo liderado por Paulo Fernandes.

Em declarações ao ECO, Mário Ferreira diz-se surpreendido com a falha da compra. O empresário acredita que a Cofina pretende adquirir a Media Capital quando o valor de mercado baixar, devido às crises de mercado causadas pelo coronavirus.

Por sua parte, a Cofina, que é proprietária de títulos como o “Correio da Manhã” e da CMTV, anunciou que as “más condições do mercado” conduziram à decisão de cancelar a compra.

A oferta pública de subscrição de 188.888.889 de novas ações de mercado não teve o resultado desejado. Paulo Fernandes, presidente da Cofina, explicou, no comunicado da empresa enviado à CMVM, que “o número de ações subscritas não atinge o total de ações objeto da oferta pública”. Assume-se, assim, que o aumento de capital na Cofina de 85 milhões de euros, necessários para que a venda acontecesse, não foi atingido.

Em setembro de 2019, o semanário “Expresso” avançou que a Cofina estava na iminência de fechar a compra da Prisa, num negócio com a participação do dono da Douro Azul, Mário Ferreira, e do banco espanhol Abanca. O valor de compra inicial foi fixados nos 255 milhões de euros, incluindo a dívida de aproximadamente 60 milhões que deveria ser assumida pelo comprador.

Em dezembro, no rescaldo do anúncio da Media Capital de uma quebra de 90% nos lucros nos primeiros nove meses do ano, foi acordado um corte de 50 milhões no valor de compra, fixando-se este então nos 205 milhões de euros (123 milhões de euros, mais a dívida).

No final de janeiro deste ano, os acionistas da Cofina aprovaram uma Oferta Pública de Subscrição para angariar os 85 milhões de euros, necessários à concretização da compra da Media Capital, com um grupo de sociedades, a envolverem Paulo Fernandes e Mário Ferreira, a garantirem à partida 60 desses 85 milhões. A operação foi, agora, cancelada.

Após o anúncio da quebra das negociações, as ações da Cofina estão neste momento a registar uma queda de 13,5% (0,352 euros por ação).

Artigo editado por Filipa Silva