A partir de dia 1 de abril, os jovens com 18 anos residentes em Portugal vão ter acesso gratuito a museus, palácios e teatros, durante o ano civil em que atingirem a maioridade. O Ministério da Cultura aprovou a medida depois do sucesso da iniciativa de 2018 e, por isso, decidiu tornar o bilhete És.Cultura definitivo.

O despacho foi publicado em Diário da República, na passada quarta-feira (4), e determina que “todos os cidadãos residentes em território nacional, no ano civil em que perfaçam 18” podem “visitar gratuitamente museus, palácios e teatros nacionais, bem como os demais equipamentos ou atividades asseguradas pelos serviços e organismos sob direção, superintendência e tutela da Ministra da Cultura”.

Em 2017, o projeto “Cultura para Todos”, da autoria de João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, tornou-se uma das medidas vencedoras do primeiro Orçamento Participativo de Portugal.

O programa tinha como intuito promover o acesso à cultura para os jovens de 18 anos. Agora isso é possível e, para tal, basta apresentar o cartão de cidadão à entrada dos serviços.

Artigo editado por Filipa Silva.