A Assembleia-geral da Associação Amigos do Coliseu do Porto para debater a concessão do Coliseu a privados realiza-se esta sexta-feira (13). Apesar do pedido de adiamento, devido ao surto do COVID-19, por parte da Associação Comercial do Porto e de outros associados, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Amigos do Coliseu, Amorim Pereira, decidiu manter a reunião.

A Associação Comercial do Porto (ACP) afirma, em comunicado, que “considera totalmente irresponsável, insensata e perigosa a reunião da Assembleia-geral dos «Amigos do Coliseu» e anuncia que não irá marcar presença na mesma.”

Nuno Botelho, presidente da direção da ACP, refere no mesmo comunicado que “manter para hoje uma reunião que pode, sem qualquer prejuízo, fazer-se daqui a duas, três ou quatro semanas é de uma insensibilidade nunca vista e um péssimo exemplo para a sociedade: está em causa a saúde pública e a vida das pessoas.”.

Já o presidente da Mesa da Assembleia da Associação Amigos do Coliseu, afirma, em declarações ao JPN, que tomou “todas as medidas para garantir a segurança das pessoas, designadamente realizar a Assembleia-geral na sala principal do Coliseu, onde existe a chamada distância de segurança entre as pessoas, muito para além daquela que é recomendada pela Direção Geral de Saúde”. Amorim Pereira realçou ainda “o número reduzido de associados que sempre apareceram nestas assembleias”, que ronda as 50 pessoas.

“O Coliseu vive numa situação que é preciso resolver, de impasse”, acrescentou o presidente da Mesa da Assembleia da Associação Amigos do Coliseu.

A Assembleia-Geral desta tarde visa debater e votar a proposta subscrita pela Câmara Municipal do Porto, pela Área Metropolitana do Porto e pelo Ministério da Cultura de fazer avançar o processo de concessão do Coliseu a privados.

O processo sobre o futuro do Coliseu já levou à renúncia do presidente da direção dos Amigos do Coliseu, Eduardo Paz Barroso, no início de março. Também a Associação Comercial do Porto apresentou a sua demissão da direção da Associação Amigos do Coliseu por discordar do rumo do processo, adiantou a Lusa na semana passada.

A proposta de concessão do Coliseu do Porto a uma entidade privada para a reabilitação do espaço foi anunciada no dia 29 de janeiro por Rui Moreira. Na mesma altura, o autarca informou ser necessário um investimento de 8,5 milhões de euros na reabilitação do equipamento.

Artigo editado por Filipa Silva