Depois de a Câmara Municipal do Porto ter cancelado todos os eventos promovidos pelo município e de ter determinado o encerramento temporário de museus e bibliotecas municipais, é agora anunciado o fecho de outros espaços culturais da cidade.

Casa da Música, Fundação de Serralves, Irmandade dos Clérigos, Livraria Lello, Museu da Misericórdia do Porto, Museu do Futebol Clube do Porto, Palácio da Bolsa e Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota são os espaços que encerram até dia 3 de abril.

Estas instituições referem, em comunicado conjunto, que “esta é a decisão mais responsável a tomar no atual contexto, tendo em conta a situação de prevenção e de contenção da propagação do novo coronavírus Covid-19. Uma decisão que coloca em primeiro lugar a cidade, os seus habitantes e seus visitantes, e o território”.

Também a Livraria Lello decidiu acompanhar estas instituições e fechar a porta, mas só a partir de sábado. Na manhã desta sexta-feira, a livraria ainda teve a costumeira fila de visitantes à porta, apesar de estes terem sido avisados que a entrada seria mais demorada: “a entrada é feita a conta-gotas, estamos a deixar entrar um número muito reduzido de pessoas de cada vez”, disse ao JPN Andreia Rodrigues, da direção de marketing e comunicação da livraria. Diz, no entanto, ser para já impossível dizer se a afluência ao estabelecimento diminuiu ou não, embora a livraria “pareça mais vazia”, por entrarem poucas pessoas de cada vez.

Para além da diminuição do número de visitantes permitidos, a Livraria Lello menciona em comunicado que o plano de contingência inclui medidas como a colocação de gel desinfetante em vários pontos do espaço e reforço da limpeza.

Já os espaços da Fundação de Serralves – que incluem a Casa, o Museu, o Parque, a Biblioteca e a Casa do Cinema Manuel de Oliveira – já estiveram encerrados durante o dia de hoje, apesar de o comunicado conjunto das instituições referir que a suspensão das atividades começa dia 14 (sábado).

Artigo editado por Filipa Silva