As empresas de transportes públicos do Porto estão a adotar medidas de contingência relativamente ao surto de COVID-19. A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e a CP – Comboios de Portugal já divulgaram as novas normas. O funcionamento da Metro do Porto mantém-se inalterado, apesar da greve de limpeza desta manhã.

Metro do Porto

Esta segunda-feira ficou marcada pela greve de funcionários da Iberlim, a empresa responsável pela limpeza do Metro do Porto. Ao JPN, Jorge Morgado, diretor de comunicação da transportadora, reitera que a empresa de transportes “não é parte diretamente envolvida” no assunto, já que a Iberlim é concessionada por uma outra empresa, a Via Porto.

Jorge Morgado afirma que a limpeza não está a ser realizada na estação da Trindade mas “todas as outras equipas da Iberlim estão a trabalhar”. A Metro do Porto reforça o interesse na resolução da questão: “sensibilizamos o nosso concessionário, a Via Porto, a resolver rapidamente o problema”.

Embora os transportes públicos sejam “por definição, locais de risco”, a Metro do Porto continua a operar sem alterações na frequência da circulação: “a economia continua a funcionar e as pessoas continuam a ter necessidade de fazer deslocações por isso mantemos o nosso serviço habitual“, como informa o diretor de comunicação.

Jorge Morgado afirma ainda que reduzir a oferta não é uma opção que esteja “em cima da mesa” para aquela transportadora. No entanto, a menor afluência de passageiros representa uma redução do risco: “mantemos a oferta habitual mas há metade da procura habitual. As pessoas andam mais seguras e menos expostas”.

STCP

A STCP emitiu novas medidas para a utilização de autocarros na cidade do Porto. No site da empresa de transportes, podem ler-se as novas normas de funcionamento na cidade:

  • a entrada nos veículos passa a ser feita “pela porta traseira”;
  • a “venda a bordo” e as”validações” ficam suspensas;
  • o posto do motorista fica “isolado através de uma fita delimitadora”;
  • os passageiros devem reservar uma “distância de um metro relativamente a outros passageiros”, nos veículos e em fila nas paragens, assim como evitar sentar-se em lugares contíguos, se possível.

CP

A CP (Comboios de Portugal) também lançou um plano de contingência. Em declarações ao JPN, Ana Portela, responsável pela comunicação da empresa, afirma que o plano surge de modo a “dar continuidade às operações da CP”.

Até agora, não foram observadas alterações aos horários e linhas. No entanto, Ana Portela esclarece que, “no momento atual, verifica-se já algum abrandamento da procura nos comboios da CP, facto que deverá acentuar-se nos próximos dias em função das recentes orientações do Governo”.

Face também ao aumento dos pedidos de “cancelamento, revalidação ou reagendamento de viagens marcadas”, foram criados novos trâmites que garantem uma “maior flexibilidade aos clientes que pretendam desistir da viagem de comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turísticos.”

A CP avança ainda que a limpeza e higienização foram reforçadas “com particular enfoque nos locais de maior concentração de pessoas”. Até agora, não foram implementadas mais medidas de contingência.

Artigo editado por Filipa Silva.